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refrão

ganchudo | adj.

Que desperta ou prende a atenção (ex.: refrão ganchudo)....


gemedeira | n. f.

Tipo de sextilha popular em que o cantor, antes do último verso, intercala um refrão de interjeições....


corrido | adj. | n. m.

Cantiga com estrofes curtas e refrão, cantada pelos capoeiristas....


estribilho | n. m.

Verso ou versos que se repetem no fim de cada estância....


pot-pourri | n. m.

Peça musical que corresponde a uma mistura de várias árias, de várias coplas ou refrãos de canções diversas....


saricoté | n. m.

Refrão de algumas cantigas populares portuguesas....


palavroso | adj.

Que contém muitas palavras (ex.: refrão palavroso)....


refrão | n. m.

Verso ou versos que se repetem no fim de cada estrofe....


andamento | n. m.

Velocidade a que uma obra musical é executada (ex.: refrão em andamento vagaroso)....


partido-alto | n. m.

Variedade de samba cantado, em que os participantes cantam primeiro um refrão curto e depois improvisam versos a solo; samba de partido-alto....


orelhudo | adj. | adj. n. m. | n. m.

Que facilmente se recorda e se consegue reproduzir após a sua audição (ex.: canção orelhuda; refrão orelhudo)....


coro | n. m.

Parte da igreja destinada ao canto....


trauteável | adj. 2 g.

Que se pode trautear ou que se trauteia facilmente (ex.: melodia trauteável; refrão trauteável)....


iê-iê-iê | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.

Estilo musical e movimento cultural que surgiu na década de 1960, influenciado pelo rock e pela cultura pop britânica, geralmente associado à juventude rebelde e a uma contracultura (ex.: a cantora aderiu ao iê-iê-iê da nova banda; houve uma onda de Iê-iê-iê entre os jovens baby boomers)....


balada | n. f.

Poema com três estrofes com o mesmo refrão....


samba | n. m.

Variedade de samba cantado, em que os participantes cantam primeiro um refrão curto e depois improvisam versos a solo....



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber algo sobre a palavra tauba, pois ouvi dizer que a palavra não está errada, mas achei em dicionário algum... Então fiquei em dúvida se ela é uma palavra nativa da língua portuguesa, ou é uma forma errada de pronunciá-la!
A palavra tauba não se encontra averbada em nenhum dicionário de língua portuguesa por nós consultado e o seu uso é desaconselhado na norma portuguesa. Trata-se de uma deturpação por metátese (troca da posição de fonemas ou sílabas de um vocábulo) da palavra tábua. Essa forma deturpada é usada em registos informais ou populares de língua, mais característicos da oralidade.

Regra geral, os dicionários registam o léxico da norma padrão, respeitando a ortografia oficial e descurando as variantes dialectais e populares. Ao fazê-lo, demarca-se o português padrão, aquele que é ensinado oficialmente, do português não padrão, aquele que se vai mantendo por tradição oral, em diferentes regiões do espaço lusófono. Ainda assim, há alguns exemplos deste português não padrão que se encontram registados em dicionários da língua padrão, seja porque surgem com alguma frequência em textos literários, seja porque se generalizaram em alguns estratos, seja para reencaminhar o consulente para a forma correcta. Tal acontece em obras como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), que regista, por exemplo, palavras como açucre, fror, frechada, prantar, pregunta, preguntar ou saluço a par das formas oficiais açúcar, flor, flechada, plantar, pergunta, perguntar, soluço, ou o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que regista palavras como bonecra, noute e aguantar a par das formas boneca, noite e aguentar.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).

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