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refrães

ganchudo | adj.

Que tem a forma de ou é semelhante a um gancho....


corrido | adj. | n. m.

Que correu ou que se correu....


estribilho | n. m.

Verso ou versos que se repetem no fim de cada estância....


pot-pourri | n. m.

Peça musical que corresponde a uma mistura de várias árias, de várias coplas ou refrãos de canções diversas....


saricoté | n. m.

Refrão de algumas cantigas populares portuguesas....


palavroso | adj.

Que contém muitas palavras (ex.: refrão palavroso)....


refrão | n. m.

Verso ou versos que se repetem no fim de cada estrofe....


andamento | n. m.

Acto de andar ou de se deslocar....


partido-alto | n. m.

Variedade de samba cantado, em que os participantes cantam primeiro um refrão curto e depois improvisam versos a solo; samba de partido-alto....


orelhudo | adj. | adj. n. m. | n. m.

Que tem orelhas grandes (ex.: boneco orelhudo; raposa orelhuda)....


coro | n. m.

Parte da igreja destinada ao canto....


trauteável | adj. 2 g.

Que se pode trautear ou que se trauteia facilmente (ex.: melodia trauteável; refrão trauteável)....


iê-iê-iê | n. m. | adj. 2 g. 2 núm.

Estilo musical e movimento cultural que surgiu na década de 1960, influenciado pelo rock e pela cultura pop britânica, geralmente associado à juventude rebelde e a uma contracultura (ex.: a cantora aderiu ao iê-iê-iê da nova banda; houve uma onda de Iê-iê-iê entre os jovens baby boomers)....


balada | n. f.

Poesia narrativa de lendas....


samba | n. m.

Dança cantada, de origem africana, compasso binário e acompanhamento obrigatoriamente sincopado. [O samba rural distingue-se do samba urbano, no carácter musical e na coreografia.]...



Dúvidas linguísticas



Sou de Recife e recentemente tive uma dúvida muito forte ao pensar sobre uma palavra: xexeiro, checheiro ou seixeiro (não sei na verdade como se escreve e se tem, realmente, uma forma correta). Essa palavra é usada para dizer quando uma pessoa é "caloteiro", mau pagador. Em Recife é comum ouvir isso das pessoas: fulano é um "xexeiro". Gostaria de saber de onde surgiu esse termo. Fiquei pensando o seguinte: seixo é uma pedra dura e lisa e quando uma pessoa está com pouco dinheiro dizem que ela está "lisa" ou "dura". Então na verdade o certo seria seixeiro. Essa é a minha dúvida.
A forma correcta é seixeiro, que, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, deriva mesmo de seixo, “calote”, acepção que o referido dicionário também regista como regionalismo nordestino.



Tenho um dicionário de Língua Portuguesa e ao observar a divisão silábica me surgiu uma dúvida. Há palavras que são separadas pelo ponto e a outras palavras que foram separadas por dois pontos. O que esses dois pontos significam?
es.co.la
es.cri.tó.ri:o
Os dois pontos são usados por alguns dicionários para indicar, na divisão silábica para translineação, que um encontro de vogais (ex.: io em escritório) pode ser pronunciado como hiato (correspondendo a duas sílabas) ou como ditongo (correspondendo a uma sílaba).

No português do Brasil, por indicação do Formulário Ortográfico de 1943 (grupo XV, 7ª), não deveria haver translineação em qualquer tipo de ditongo, crescente (ex.: ia, io, ui) e decrescente (ex.: ai, au, oi), mas com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990 (Base XX), esta indicação deixou de ser válida, permitindo a divisão de vogais consecutivas que não façam parte de ditongos decrescentes:
"4.º As vogais consecutivas que não pertencem a ditongos decrescentes (as que pertencem a ditongos deste tipo nunca se separam: ai- roso, cadei- ra, insti- tui, ora- ção, sacris- tães, traves- sões) podem, se a primeira delas não é u precedido de g ou q, e mesmo que sejam iguais, separar-se na escrita: ala- úde, áre- as, ca- apeba, co- or- denar, do-er, flu- idez, perdo- as, vo-os. O mesmo se aplica aos casos de contiguidade de ditongos, iguais ou diferentes, ou de ditongos e vogais: cai- ais, cai- eis, ensai- os, flu- iu."


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