PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

professor

e | conj. coord.

Usa-se para coordenar constituintes ou frases, com valor enfático, de repetição ou de oposição (ex.: ele comeu e comeu e comeu; não podemos generalizar: há professores e professores)....


emérito | adj.

Diz-se do detentor de título universitário que se distinguiu pelos serviços prestados em determinada área do conhecimento (ex.: professora emérita da Universidade de Princeton)....


Diz-se do sistema de ensino em que o professor interrompe a prelecção para interrogar o estudante....


jubilado | adj.

Que se reformou ou aposentou (ex.: juiz jubilado; professora jubilada)....


Relativo à pedagogia (ex.: método pedagógico)....


professoral | adj. 2 g.

Relativo ou pertencente ao professor ou ao professorado....


Prof. | abrev.

Abreviatura de Professor....


Diz-se do sistema de ensino em que o professor interrompe a prelecção para interrogar o estudante....


academia | n. f.

Conjunto dos professores e alunos dessa instituição....


beca | n. f. | n. 2 g.

Traje preto e comprido, usado por magistrados em tribunal, por professores catedráticos em ocasiões solenes e por alguns estudantes, seminaristas ou membros de confrarias em ocasiões especiais....


choradeira | n. f.

Pedido insistente e lamuriento (ex.: conseguiu que o professor lhe tirasse a falta depois de muita choradeira)....


escola | n. f.

Conjunto formado pelo professor e pelos discípulos....


explicação | n. f.

Prelecção (feita pelo professor), sobre o texto....


profe | n. 2 g.

Professor, principalmente de estabelecimento de ensino....


Acto de aprender por si, sem recurso a professores....


heutagogia | n. f.

Conjunto de métodos para aprender por si, sem recurso a professores....


higienista | n. 2 g.

Professor ou tratadista de higiene....


jubilação | n. f.

Aposentação de professores, lentes, juízes, etc....


jardineira | n. f.

Professora de jardim-escola....



Dúvidas linguísticas



Em uma determinada frase foi usado: "Em acontecendo que o caso seja revisto..... "
Esta construção da frase acima está correta?
No português contemporâneo, a construção com o gerúndio antecedido da preposição em é possível, apesar de relativamente rara.

Esta construção é enfática, não acrescenta nenhuma informação ao uso do gerúndio simples. É possível encontrá-la com uma função adverbial, geralmente para indicar simultaneidade ou anterioridade imediata (ex.: em chegando o tempo quente, vamos à praia), ou ainda para indicar um valor condicional (ex.: em querendo [= se ele quiser], ele consegue; em sendo necessário [= se for necessário], eu venho cá ajudar).




Qual das expressões é a correcta: de forma a ou por forma a? Caso ambas estejam correctas, qual a diferença entre elas e quando usar uma ou outra?
As duas expressões estão correctas e são locuções prepositivas sinónimas, significando ambas “para”, “a fim de” ou “de modo a” e indicando um fim ou objectivo (ex.: procedeu cautelosamente de forma a/por forma a evitar erros), sendo a locução por forma a menos usada que de forma a, como se pode verificar pela pesquisa em corpora e motores de busca na internet. Ambas se encontram registadas em dicionários de língua portuguesa.

Estas duas expressões, construídas com a preposição a, pertencem a um conjunto de locuções (do qual fazem parte de modo a ou de maneira a) cujo uso é desaconselhado por alguns puristas, com o argumento de que se trata de expressões de influência francesa, o que, neste caso, não parece constituir argumento suficiente para as considerar incorrectas. Acresce ainda que, em qualquer dos casos, locuções prepositivas como de/por forma a, de maneira a ou de modo a desempenham a mesma função da preposição para, que neste contexto introduz frases subordinadas infinitivas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para evitar erros), da mesma forma que, com alterações ao nível dos tempos verbais, as locuções conjuncionais de/por forma que, de maneira que ou de modo que desempenham a função da locução conjuncional para que, que neste contexto introduz frases subordinadas finitas adverbiais de fim (ex.: procedeu cautelosamente para que evitasse erros). Não parece assim haver motivo para deixar de usar umas ou outras.


Ver todas