PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

ferro-velho

bricabraque | n. m.

Estabelecimento comercial que compra ou vende obras de arte muito diversas, ferro-velho ou objectos usados....


tarega | n. m.

Pessoa que negoceia em tarecos ou objectos de pouco valor....


bric-à-brac | n. m.

Estabelecimento comercial que compra ou vende obras de arte muito diversas, ferro-velho ou objectos usados....


tieté | n. m.

Ave passeriforme (Euphonia pectoralis) da família dos emberizídeos....


tietê | n. m.

Ave passeriforme (Euphonia pectoralis) da família dos emberizídeos....


alcaide | n. m.

Indivíduo que chefia a administração de um município em Espanha....


adelo | n. m.

Pessoa que compra roupas e coisas usadas para revender....


sucateira | n. f.

Empresa que negoceia em sucata....


sucata | n. f.

Nome genérico de toda a espécie de artefactos metálicos, fora de uso, que podem ser refundidos e entregue o metal de novo à indústria....


ferro-velho | n. m.

Pessoa que compra e vende objectos usados....


merca-tudo | n. m.

Aquele que faz negócio de tudo; ferro-velho....




Dúvidas linguísticas



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).




Gostaria de saber se abasurdido ou abazurdido existem na língua portuguesa. Já as vi escritas e já as ouvi, mas em vários dicionários nada encontro. Verifico que estão sempre num contexto em que significam atónito, espantado, etc.
O adjectivo abasurdido não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, apesar de ter bastantes ocorrências em corpora e motores de pesquisa da Internet, com o significado de “espantado, surpreendido” (ex.: ela ficou abasurdida com a notícia; o comentário deixou-o abasurdido). É provável que a sua origem esteja no francês abasourdi, que significa “atordoado por um grande barulho” e “atordoado por algo surpreendente”. A grafia com s é preferencial, pelo facto de se manter fiel à grafia do étimo francês.

Ver todas