PT
BR
Pesquisar
Definições



Pesquisa nas Definições por:

dom

Relativo ao carisma (ex.: dom carismático)....


dum | contr.

Contracção da preposição de e do artigo um....


inventivo | adj.

Que tem o dom da invenção ou da criatividade (ex.: criança inventiva)....


ubíquo | adj.

Que tem o dom da ubiquidade....


D. | abrev.

Abreviatura de dom e de dona....


Todos têm o mesmo direito de gozar os dons da natureza....


A inspiração é um dom da natureza, não depende da vontade; o Espírito dá os seus dons a quem lhe apraz....


condão | n. m.

Dom, virtude, poder (sobrenatural)....


ubiquidade | n. f.

O facto de estar presente em toda a parte ao mesmo tempo....


Pessoa a quem se atribui o dom de adivinhar....


arte | n. f.

Aptidão, jeito, dom (ex.: tem arte para fazer rir os outros)....


carisma | n. m.

Autoridade de um chefe fundada em certos dons sobrenaturais....


dom | n. m.

Donativo; dádiva; benefício....


dona | n. f.

Tratamento e título honorífico que precede o nome próprio de senhoras (abreviatura: D.)....


privilégio | n. m.

Direito ou vantagem concedido a alguém, com exclusão de outros....


propiciatório | adj. | n. m.

Pessoa ou coisa que tem o dom de tornar a Deus propício....


prosopopeia | n. f.

Figura em que o orador ou escritor atribui o dom da palavra, o sentimento, a acção ou outras características humanas a seres inanimados ou a seres vivos que não são humanos, aos mortos ou aos ausentes....




Dúvidas linguísticas



Qual destas frases está correcta: «Ele assegurou-me que viria» ou «Ele assegurou-me de que viria»? Li que o verbo "assegurar" é regido pela preposição "de" quando é conjugado pronominalmente; no entanto, só me soa bem dessa forma quando ele é conjugado reflexivamente, como em "Eles asseguraram-se de que não eram seguidos". Afinal, como é que é? Obrigada.
Os dicionários que registam as regências verbais, como o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou o Dicionário sintáctico de verbos portugueses, estipulam que o verbo assegurar é regido pela preposição de apenas quando usado como pronominal (ex.: quando saiu de casa assegurou-se de que as janelas estavam fechadas). Para além do uso pronominal, o verbo assegurar pode ainda ser transitivo directo ou bitransitivo, isto é, seleccionar complementos não regidos por preposição (ex.: os testes assegurariam que o programa iria funcionar sem problemas; o filho assegurou-lhe que iria estudar muito).

Este uso preposicionado do verbo assegurar na acepção pronominal nem sempre é respeitado, havendo uma tendência generalizada para a omissão da preposição (ex.: quando saiu de casa assegurou-se que as janelas estavam fechadas). O fenómeno de elisão da preposição de como iniciadora de complementos com frases finitas não se cinge ao verbo assegurar, acontecendo também com outros verbos, como por exemplo aperceber (ex.: não se apercebeu [de] que estava a chover antes de sair de casa) ou esquecer (ex.: esquecera-se [de] que havia greve dos transportes públicos).




O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.


Ver todas