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descaramento

saimento | n. m.

Acção ou efeito de sair....


despejo | n. m.

Intrepidez; insolência; impudor; descaramento....


desplante | n. m.

Sem-cerimónia, descaramento....


folga | n. f.

Descanso....


merufo | n. m.

Descaramento de rapazote presumido....


latão | n. m.

Grande lata, descaramento....


frescura | n. f.

Comportamento ou expressão que mostra malícia ou descaramento....


topete | n. m.

Tufo de cabelo na parte da frente da cabeça (ex.: o palhaço tem um topetena cabeleira)....


lata | n. f.

Folha de ferro, delgada e estanhada (ex.: anel de lata)....


cara-de-pau | adj. 2 g. n. 2 g. | n. f. | n. 2 g.

Que ou quem não tem escrúpulos e é atrevido....



Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.

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