PT
BR
Pesquisar
Definições



perturbaríeis

A forma perturbaríeisé [segunda pessoa plural do condicional de perturbarperturbar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
perturbarperturbar
( per·tur·bar

per·tur·bar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mudar, resolver ou alterar a ordem, o concerto, a quietação ou sossego de.

2. Abalar, agitar, transtornar (ex.: perturbar o sossego).

3. Interromper, confundir.

4. Envergonhar.


verbo pronominal

5. Perder a serenidade de espírito.

6. Atrapalhar-se.

7. Ficar envergonhado; envergonhar-se.

etimologiaOrigem etimológica:latim perturbo, -are.

Auxiliares de tradução

Traduzir "perturbaríeis" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



As letras "c" das palavras director e actor, bem como a letra "p" de recepção e óptimo são pronunciadas por vocês ou não? Pois aqui no Brasil elas não o são e estou em dúvida de como deveria ser a pronúncia desses vocábulos aí em Portugal.
Em Portugal, as consoantes c e p das palavras director, actor, recepção e óptimo são geralmente mudas, isto é, não se pronunciam. Por esta razão, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, essas consoantes deixam de ser grafadas na variante europeia do português, aproximando-se assim a grafia à pronúncia: diretor, ator, receção e ótimo. No Brasil, uma vez que o p de recepção é geralmente pronunciado, não se verifica a sua supressão nesta palavra.