Significado de permeamos-vo-lo

    Será que queria dizer permeámos-vo-lo?

    A forma permeamos-vo-lopode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de permearpermear] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de permearpermear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    permearpermear
    ( per·me·ar

    per·me·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Fazer passar pelo meio. = ATRAVESSAR

    verbo intransitivo

    2. Estar ou meter-se de permeio. = INTERPOR-SE, INTERVIR, MEDIAR

    etimologiaOrigem:latim permeo, -are, atravessar, penetrar.

    Secção de palavras relacionadas

    iconeConfrontar: premiar.

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "permeamos-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    intercorrente | adj. 2 g.

    Que sobrevém; que se mete de permeio....


    mediato | adj.

    Que não toca, não se aproxima ou não se executa diretamente (por haver outro de permeio)....


    permeio | adv.

    Usado na locução adverbial de permeio....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "permeamos-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber qual ou quais destas frases é que estão correctas a nível da colocação das vírgulas: A - O João prometeu que saía connosco e quando chegou o dia cumpriu o prometido. B - O João prometeu que saía connosco e , quando chegou o dia combinado cumpriu a promessa. C - O João prometeu que saía connosco e, quando chegou o dia combinado, cumpriu a promessa.


      Sou um profissional com formação na área de exatas e, freqüentemente, encontro dificuldades em escolher as preposições certas para determinadas construções. Por exemplo, não sei se em um texto formal diz-se que "o ambiente está a 50oC" ou se "o ambiente está à 50oC". (O uso da crase vem em minha cabeça como se houvesse a palavra feminina temperatura subentendida, como na forma consagrada "sapato à Luís XV", em que a palavra moda fica elíptica). Existem, em nossa língua, dicionários de regência on-line?