Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

paute

1ª pess. sing. pres. conj. de pautarpautar
3ª pess. sing. imp. de pautarpautar
3ª pess. sing. pres. conj. de pautarpautar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pau·tar pau·tar

- ConjugarConjugar

(pauta + -ar)
verbo transitivo

1. Regrar em pauta.

2. Pôr em pauta ou rol. = CATALOGAR, LISTAR, RELACIONAR

3. Tornar moderado ou contido. = CONTER, CONTROLAR, LIMITAR

verbo transitivo e pronominal

4. Seguir determinados padrões ou modelos (ex.: pautar a conduta por padrões éticos; ele sempre se pautou pela frontalidade). = GUIAR, MODELAR, REGULAR

pub

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

É urgente que a política externa dos EUA se paute pela defesa dos direitos humanos e não pelos interesses petrolíferos..

Em sorumb

...da Economia Paulo Guedes pediu ontem (27) que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco paute a votação da reforma do Imposto de Renda para garantir tranquilidade na criação do...

Em Caderno B

Para Nélio Aguiar, é importante que a CNM paute as demandas por características regionais..

Em www.blogdocolares.com

...em verdade irrefutável e, talvez por isso, o Plano de Recuperação e Resiliência se paute pela timidez a que

Em a peida é um regalo ... do nariz a gente trata

(Foto: Leonardo Attuch) Colunista que vocaliza a posição da família Marinho exige que o presidente da Câmara dos Deputados saia de cima dos mais de 50 pedidos de impeachment 14 de janeiro de 2021 A Globo, peça decisiva no golpe contra a ex-presidente Dilma Rousseff e na prisão política do ex-presidente Luiz Inácio Lula…

Em www.sganoticias.com.br
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se as palavras escritas em letras maiúsculas são acentuadas. Ex.: ÁRVORE.
Na ortografia portuguesa, as palavras têm a mesma acentuação independentemente de serem grafadas com letras maiúsculas ou minúsculas. Assim, se pretender escrever árvore, ébano, ímpeto, óbito, único com inicial maiúscula ou totalmente em maiúsculas, deverá escrever Árvore ou ÁRVORE, Ébano ou ÉBANO, Ímpeto ou ÍMPETO, Óbito ou ÓBITO ou Único ou ÚNICO.

O texto do Acordo Ortográfico, que regula a ortografia do português europeu e que tem regras específicas para o uso de maiúsculas nas bases XXXIX a XLVII, não refere explicitamente este assunto, mas o próprio texto legal contém sempre acentos em maiúsculas, nomeadamente em palavras como "MINISTÉRIO", "Ámon", "Áustria-Hungria", "Nun'Álvares", "Índias" ou no nome do Presidente da República em 1945, "ANTÓNIO ÓSCAR DE FRAGOSO CARMONA".

Outras ortografias de línguas românicas próximas do português, como o espanhol ou o francês, têm o mesmo comportamento. A Real Academia Española (Ortografía de la Lengua Española, Madrid: Editorial Espasa Calpe, 1999, p. 53) refere explicitamente que as maiúsculas levam acento e que a Academia nunca estabeleceu uma norma em sentido contrário. Quanto ao francês, a tradição escolar costuma ensinar que as maiúsculas podem não ser acentuadas, não sendo essa, no entanto, a posição da Académie Française, que recomenda o uso sistemático das maiúsculas acentuadas; também a União Europeia, no Código de Redacção Interinstitucional relativo ao francês postula que as maiúsculas são, em princípio, sempre acentuadas (http://publications.europa.eu/code/fr/fr-240203.htm).




Qual o texto correcto: peço-lhe para ele cá vir ou peço para ele cá vir?
Ambas as frases que refere estão correctas.

Na primeira, o verbo selecciona um complemento indirecto (o pronome oblíquo lhe) e um complemento directo sob a forma de oração completiva com valor nominal (para ele cá vir). Na segunda, o verbo pedir está a ser usado como transitivo directo, pois selecciona apenas o complemento directo.

Como o verbo pedir pode ser usado como transitivo directo (seleccionando apenas um complemento directo, como em pediu um café), transitivo indirecto (seleccionando apenas um complemento indirecto, como em pediu pelas vítimas da catástrofe) ou bitransitivo (seleccionando um complemento directo e um indirecto, como em pediu um café ao empregado), ambas as frases encontram-se correctamente formadas.

pub

Palavra do dia

chi·me·co |é|chi·me·co |é|


(inglês shoemaker, sapateiro)
nome masculino

[Portugal: Madeira, Informal]   [Portugal: Madeira, Informal]  Pessoa de baixa estatura. = BAIXOTE

Confrontar: chumeco.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/paute [consultado em 29-11-2021]