PT
BR
Pesquisar
Definições



pautas

A forma pautaspode ser [feminino plural de pautapauta] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de pautarpautar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pautarpautar
( pau·tar

pau·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Regrar em pauta.

2. Pôr em pauta ou rol. = CATALOGAR, LISTAR, RELACIONAR

3. Tornar moderado ou contido. = CONTER, CONTROLAR, LIMITAR


verbo transitivo e pronominal

4. Seguir determinados padrões ou modelos (ex.: pautar a conduta por padrões éticos; ele sempre se pautou pela frontalidade). = GUIAR, MODELAR, REGULAR

etimologiaOrigem etimológica:pauta + -ar.
pautapauta
( pau·ta

pau·ta

)


nome feminino

1. Papel regrado que se põe sob a folha em que se escreve para que as linhas fiquem direitas.

2. Molde com que se regra este papel.

3. [Música] [Música] Conjunto composto por cinco linhas paralelas e pelos quatro espaços correspondentes, usado para escrever notas e notações musicais (ex.: a clave de sol tem início na segunda linha da pauta). = PENTAGRAMA

4. [Música] [Música] Papel com esse traçado próprio para escrever música.

5. Regulamento.

6. Modelo, exemplar.

7. Rol, lista, relação.

8. [Brasil] [Brasil] [Imprensa] [Imprensa] Sequência dos temas a tratar numa edição de jornal, revista, programa televisivo ou radiofónico. = AGENDA


em pauta

De que se está a tratar ou a falar (ex.: a questão em pauta não tem qualquer pertinência). = EM APREÇO

pauta das alfândegas

Tarifa.

Auxiliares de tradução

Traduzir "pautas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.