PT
BR
Pesquisar
Definições



pauta

A forma pautapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de pautarpautar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de pautarpautar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
pautapauta
( pau·ta

pau·ta

)


nome feminino

1. Papel regrado que se põe sob a folha em que se escreve para que as linhas fiquem direitas.

2. Molde com que se regra este papel.

3. [Música] [Música] Conjunto composto por cinco linhas paralelas e pelos quatro espaços correspondentes, usado para escrever notas e notações musicais (ex.: a clave de sol tem início na segunda linha da pauta). = PENTAGRAMA

4. [Música] [Música] Papel com esse traçado próprio para escrever música.

5. Regulamento.

6. Modelo, exemplar.

7. Rol, lista, relação.

8. [Brasil] [Brasil] [Imprensa] [Imprensa] Sequência dos temas a tratar numa edição de jornal, revista, programa televisivo ou radiofónico. = AGENDA


em pauta

De que se está a tratar ou a falar (ex.: a questão em pauta não tem qualquer pertinência). = EM APREÇO

pauta das alfândegas

Tarifa.

pautarpautar
( pau·tar

pau·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Regrar em pauta.

2. Pôr em pauta ou rol. = CATALOGAR, LISTAR, RELACIONAR

3. Tornar moderado ou contido. = CONTER, CONTROLAR, LIMITAR


verbo transitivo e pronominal

4. Seguir determinados padrões ou modelos (ex.: pautar a conduta por padrões éticos; ele sempre se pautou pela frontalidade). = GUIAR, MODELAR, REGULAR

etimologiaOrigem etimológica: pauta + -ar.
pautapauta

Auxiliares de tradução

Traduzir "pauta" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.




Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.