PT
BR
Pesquisar
Definições



papuas

A forma papuasé [masculino e feminino plural de papuapapua].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
papuapapua
( pa·pu·a

pa·pu·a

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo aos papuas, conjunto de povos da Oceânia. = PAPUÁSIO

2. Relativo à Papua-Nova Guiné, país da Oceânia. = PAPUANO


nome masculino

3. Indivíduo pertencente aos papuas. = PAPUÁSIO

4. Natural, habitante ou cidadão da Papua-Nova Guiné. = PAPUANO


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

5. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Relativo a ou língua de um vasto grupo heterogéneo de línguas faladas em algumas regiões da Oceânia, que aparentemente não pertencem à família do malaio-polinésio. = PAPUANO

Auxiliares de tradução

Traduzir "papuas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).