PT
BR
Pesquisar
Definições



painéis

A forma painéisé [masculino plural de painelpainel].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
painel1painel1
( pai·nel

pai·nel

)
Imagem

Artes plásticasArtes plásticas

Obra artística executada numa parede ou em parte dela (ex.: painel de azulejos).


nome masculino

1. [Pintura] [Pintura] Quadro pintado.

2. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Baixo-relevo e a parte emoldurada em que ele se executa.

3. [Artes plásticas] [Artes plásticas] Obra artística executada numa parede ou em parte dela (ex.: painel de azulejos).Imagem

4. Adorno, geralmente rectangular, que sobressai na madeira de porta, de janela, de tecto.Imagem = ALMOFADA

5. Estante onde alguns artífices guardam as ferramentas.

6. Conjunto de botões, mostradores ou dispositivos que controlam o funcionamento de um sistema (ex.: painel de instrumentos; ; painel táctil). = QUADRO

7. [Figurado] [Figurado] Visão ou percepção de pessoas ou coisas cujo conjunto desperta várias impressões (ex.: painel idílico). = CENA, ESPECTÁCULO, PANORAMA, QUADRO, VISTA

8. [Náutica] [Náutica] Conjunto de panos cosidos uns aos outros que formam as velas.

vistoPlural: painéis.
etimologiaOrigem etimológica:espanhol painel.
iconPlural: painéis.
painel2painel2
( pai·nel

pai·nel

)


nome masculino

1. Conjunto de pessoas que, reunidas publicamente, discutem, deliberam e respondem a perguntas sobre determinados tópicos (ex.: o painel reunido integra nomes importantes da área). = MESA-REDONDA

2. Debate ou reunião em que intervém esse conjunto de pessoas (ex.: o painel sobre restauração começa às 10h).

3. Pesquisa de mercado que, com base em entrevistas a uma amostra da população, estuda hábitos de consumo, mudanças de opinião ou de comportamento, aceitação de um conceito, de um serviço ou de um produto, etc.

vistoPlural: painéis.
etimologiaOrigem etimológica:inglês panel.
iconPlural: painéis.

Auxiliares de tradução

Traduzir "painéis" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual o plural para a expressão alerta ou em alerta? As orações Eles permanecem alertas e Eles permanecem em alerta estão corretas?
Nenhuma das expressões referidas pode ser considerada incorrecta.

A palavra alerta pode ser usada como advérbio, como adjectivo, como substantivo ou como interjeição.

Como advérbio mantém-se sempre invariável (ex.: ela permanece alerta; eles permanecem alerta).

Como adjectivo é uniforme, flexiona em número e concorda com o nome que qualifica (ex.: as pessoas permanecem alertas; a presa alerta conseguiu escapar do leão).

Como interjeição, pode ser usada, de forma invariável, para avisar ou solicitar atenção ou cuidado (ex.: alerta, camaradas!).

A palavra alerta pode ainda ser usada como substantivo masculino, admitindo apenas flexão em número (ex.: o guarda deu o alerta quando um dos prisioneiros se pôs em fuga; não prestaram atenção aos alertas dados pelo guarda).

A locução adverbial em alerta está correcta (neste caso, alerta assume a classificação de substantivo) e também se mantém invariável em qualquer dos contextos usados (ex.: ele permanece em alerta; eles permanecem em alerta).