Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

paciência de job

paciênciapaciência | n. f. | interj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·ci·ên·ci·a pa·ci·ên·ci·a


(latim patientia, -ae)
nome feminino

1. ou incómodos com calma ou resignação.IMPACIÊNCIA

2. Sossego com que se espera uma coisa desejada.

3. Perseverança.

4. Demora nas coisas que se deviam executar prontamente.

5. Sofrimento em pontos de honra.

6. Passatempo ou jogo de uma pessoa só.

7. [Botânica]   [Botânica]  Labaça.

interjeição

8. Designativa de resignação, conformidade.


paciência de Job
O mesmo que paciência de santo.

paciência de santo
Grande paciência.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "paciência de job" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Job , uma propensão natural (isto é, herdada) para a diplomacia e a paciência , a certeza de que no fim ela nos vai ceder. Isto é o que sinto quando estou bem disposto. Nos outros dias, sinto-me como um índio a pular à volta da fogueira, aos urros, com a mão a tapar intermitentemente a boca e dobrando

Em Don Vivo

Podem ouvir esta opinião também no podcast, AQUI . Esta foi, sem dúvida, uma leitura de impulso. Dei de caras com este título, com a sinopse, pus o e-book no Kobo e comecei a leitura, sem pensar muito no assunto. Há muito tempo que não fazia algo assim e até me soube bem. Neste livro narrado na

Em Papéis e Letras

paciência , mesmo de Job , que tanto ature! E não me peçam para eu ser tolerante porque para ser tolerante, como defendeu Umberto Eco, é preciso definir os limites da tolerância. Temo que a tolerância tenha atingido limites que ultrapassados possam provocar danos ao necessário respeito democráticos.

Em De Rerum Natura

músculos”! José Esteves suportou, com o estoicismo dos mártires e a paciência de Job , a heresia e fê-lo em hora em que falar de Sociedade ( de uma certa sociedade) ou de Política ( de uma certa política) era bem mais perigoso e arriscado sob o ponto de vista político do que enfrentar a ironia dos néscios…

Em De Rerum Natura

tempo do Estado Novo em que o almirante Amárico Tomás se limitava a cortar fitas durante as obras que eram inauguradas sem a novidade das selfies. Ou seja, é apenas uma questão de tempo a solução deste imbróglio (quanto tempo?), mas há que dar tempo ao tempo e ter paciência de Job . Que diacho o ministro

Em De Rerum Natura
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual das duas frases abaixo está correta: Viva as diferenças ou Vivam as diferenças?
Regra geral, o predicado deve concordar com o sujeito, pelo que a frase Vivam as diferenças está correcta. No caso da frase Viva as diferenças, ela é considerada correcta por alguns gramáticos (cf. Celso Cunha e Lindley Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 14.ª ed., Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 466), que afirmam que a forma verbal do presente do conjuntivo viva adquiriu um valor de interjeição, pelo que a concordância com o sujeito deixou de ser obrigatória (esta justificação parece, no entanto, um pouco contraditória com o facto de as interjeições geralmente não se relacionarem sintacticamente com outros constituintes da oração).
pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/paci%C3%AAncia%20de%20job [consultado em 27-10-2021]