PT
BR
    Definições



    paciência de job

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    paciênciapaciência
    ( pa·ci·ên·ci·a

    pa·ci·ên·ci·a

    )


    nome feminino

    1. Capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades ou incómodos com calma ou resignação.IMPACIÊNCIA

    2. Sossego com que se espera uma coisa desejada.

    3. Perseverança.

    4. Demora nas coisas que se deviam executar prontamente.

    5. Sofrimento em pontos de honra.

    6. Passatempo ou jogo de uma pessoa só.

    7. [Botânica] [Botânica] Labaça.


    interjeição

    8. Designativa de resignação, conformidade.


    paciência de Job

    O mesmo que paciência de santo.

    paciência de santo

    Grande paciência.

    etimologiaOrigem:latim patientia, -ae.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "paciência de job" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    Depois de ter consultado várias gramáticas, prontuários e dicionários, não consigo tirar duas dúvidas de conjugações verbais:
    1ª - Está correcto escrever-se "Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante."?
    2ª - Está correcto escrever-se "Eles representam diversas correntes de opinião e devem exprimirem-se com liberdade."?
    Não me soa bem e como vem escrito num local que eu pensava estar acima de qualquer suspeita, precisava "desesperadamente"; que me tirassem estas duas dúvidas.


    Muitas vezes em poesia é usada a forma sincopada pra escrita como p'ra. No entanto o Acordo Ortográfico de 1945 indica que não se deve usar o apóstrofo neste caso. Existem excepções relativamente à poesia? Por outro lado, a forma correcta de, em poesia, abreviar para + a (numa frase como por exemplo horas de ir para a cama) é prà?