Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

omalá

omaláomalá | n.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

omalá omalá


nome

(A definição desta palavra irá estar disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)
pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...também dedicado a Lula, Dilma, Mujica, Cristina Kirchner, Rafael Correa, Evo Morales e Olanto Omala ..

Em www.sganoticias.com.br

...também dedicado a Lula, Dilma, Mujica, Cristina Kirchner, Rafael Correa, Evo Morales e Olanto Omala ..

Em Altamiro Borges

/Suspicious_Gen2.KRBSO winpe/Troj_Generic.BTYMG winpe/Suspicious_Gen4.EDJGZ Win32/Injector.BSV trojan Win32/SillyDl.HCU Win32/Bancos.NNZ winpe/Suspicious_Gen2.JMSBD doslegacy/Suspicious_Gen.FDVX winpe/Troj_Generic.DCEWO winpe/Suspicious_Gen3.DDM Win32/ Omal.A trojan Win32/Adware.VirusIsolator application Win32

Em marearapmo1970.blogs.sapo.pt

Also featuring contributions from Lewis' He Said Omala bandmate

Em notonlylossless.blogs.sapo.pt

OMALÁ – O mesmo que Amalá..

Em espadadeogum.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Sou assíduo consultor do site da Priberam para dúvidas sobre significação de palavras. Mas não consegui entender a diferença entre as palavras aluguéis e alugueres. Poderiam por favor esclarecer-me?
Aluguéis é a forma do plural do substantivo aluguel. Alugueres é a forma do plural do substantivo aluguer. As duas palavras aluguel e aluguer são sinónimas, sendo a primeira mais usada no português do Brasil e a segunda no português de Portugal.



Como dizer correctamente: ...a área que mais lhe fascina ou ... a área que mais a fascina?
O verbo fascinar é tradicionalmente registado nos dicionários como transitivo directo, isto é, como um verbo que selecciona um complemento nominal obrigatório que não é introduzido por uma preposição (ex.: esta área fascinou o aluno), não sendo consideradas aceitáveis construções com um complemento indirecto, isto é, um complemento nominal obrigatório introduzido por uma preposição (ex.: *esta área fascinou ao aluno; o asterisco indica agramaticalidade). Quando há pronominalização dos complementos de terceira pessoa, o complemento directo corresponde aos pronomes pessoais o, a os, as e o complemento indirecto aos pronomes pessoais lhe, lhes. Assim, relativamente aos exemplos acima referidos, a pronominalização do complemento directo da frase esta área fascinou o aluno deve ser feita com o pronome o (esta área fascinou-o), pois trata-se de um complemento directo, e não com o pronome lhe (*esta área fascinou-lhe).

Em relação às frases apontadas na dúvida colocada, o caso é o mesmo. Deverá ser usada a construção a área que mais a fascina (equivalente a a área que mais fascina alguém) e não a construção *a área que mais lhe fascina (equivalente a *a área que mais fascina a alguém).

pub

Palavra do dia

pas·si·nhar pas·si·nhar


(passinho, diminutivo de passo + -ar)
verbo intransitivo

Dar passos muito pequenos; andar com pequenos passos. = PASSARINHAR, PASSARITAR

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/omal%C3%A1 [consultado em 01-12-2021]