Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
oclusivooclusivo | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

o·clu·si·vo o·clu·si·vo
(ocluso + -ivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que produz oclusão.

2. [Fonética]   [Fonética]  Diz-se de fonema consoante produzido com fechamento momentâneo do tracto vocal, seguido de explosão. = EXPLOSIVO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "oclusivo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Pode-se dizer "à docente" para o caso de se tratar de uma professora ou tem de se dizer "ao docente" (mesmo tratando-se do género feminino)?
A palavra docente é um substantivo de dois géneros, pelo que os seus determinantes (artigos, adjectivos, etc.) deverão modificar-se de acordo com o sexo da pessoa a que se refere (ex.: a docente saiu há pouco; o docente está na sala de aula).



Numa frase em que se queira dizer para não continuar ou não voltar a ser escravo/servo de algo ou alguém, está correto "não sirvamos mais o.." ou "não sirvamos mais ao..."? Que opção está correta e porquê?
De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa ou com o Novo Dicionário Aurélio, o verbo servir, nas acepções “trabalhar como servo”, “fazer de criado” ou “prestar serviços ou trabalhar como empregado”, pode ser transitivo indirecto, isto é, selecciona argumentos iniciados por preposição (ex.: deixou de servir àquela família), transitivo directo, isto é, selecciona objectos directos não iniciados por preposição (ex.: serviu a família durante 20 anos) e intransitivo, isto é, admite construções sem complemento nominal (ex.: ele estava ali para servir). Assim sendo, ambas as construções que refere podem ser consideradas correctas.
pub

Palavra do dia

qui·ro·to·ni·a qui·ro·to·ni·a
(quiro- + -tonia)
nome feminino

1. [Religião]   [Religião]  Ritual da imposição das mãos usado em diversas práticas religiosas.

2. [História]   [História]  Na Grécia antiga, acto de votar, levantando a mão.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/oclusivo [consultado em 30-11-2020]