PT
BR
Pesquisar
Definições



nomenclatura

A forma nomenclaturaé[nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
nomenclatura1nomenclatura1
( no·men·cla·tu·ra

no·men·cla·tu·ra

)


nome feminino

1. Lista de nomes de pessoas.

2. Relação de objectos, termos ou elementos. = CATÁLOGO, LISTA

3. Conjunto dos termos técnicos de uma arte, ciência ou actividade. = TERMINOLOGIA

4. Método de classificação desses termos.

5. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Conjunto das entradas definidas ou a definir num dicionário, num glossário ou numa enciclopédia. = NOMINATA

etimologiaOrigem etimológica:latim nomenclatura, -ae, lista de nomes.
nomenclatura2nomenclatura2
( no·men·cla·tu·ra

no·men·cla·tu·ra

)


nome feminino

1. [Política] [Política] Grupo de pessoas que, na antiga União Soviética, beneficiavam de privilégios devido aos cargos políticos que desempenhavam.

2. Grupo de pessoas que usufruem de privilégios especiais.

etimologiaOrigem etimológica:russo nomenklatura.

Auxiliares de tradução

Traduzir "nomenclatura" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Por que motivo algumas palavras fazem o diminutivo com S e outras com Z?
Entre os sufixos mais produtivos para a formação de diminutivos encontram-se -inho e -zinho. Desta forma, poderá, por exemplo, formar as palavras livrinho (livro + -inho) e livrozinho (livro + -zinho). Só poderá haver um -s- num diminutivo se a palavra primitiva já o contiver, pois não há, em português, um sufixo -sinho. Por exemplo, nas palavras adeusinho ou vasinho há um -s- porque as palavras são formadas de adeus ou vaso + -inho.



Utilizo com frequência o corrector linguístico, constituindo este uma importante ferramenta de trabalho. Constatei que, ao contrário do que considerava, a palavra pátio tem esta ortografia, e não páteo. Gostaria que me informassem se existiu algum acordo ortográfico recente ou se, pelo contrário, a ortografia actual sempre foi a correcta.
Já no texto da base IX do Acordo Ortográfico de 1945 (e na base V do Acordo Ortográfico de 1990), é referida a forma pátio, pelo que esta é a única forma considerada correcta.

É no entanto algo frequente a utilização da forma páteo, nomeadamente em estabelecimentos comerciais; esta forma pode ser considerada uma grafia mais antiga, de uma altura em que as convenções ortográficas ainda não tinham estabilizado a grafia do português.