PT
BR
Pesquisar
Definições



mapas

A forma mapasé [masculino plural de mapamapa].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
mapamapa
( ma·pa

ma·pa

)
Imagem

Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.


nome masculino

1. Delineação convencional de uma qualquer extensão da superfície da Terra.Imagem

2. Lista, relação.

3. Quadro sinóptico.


mapa anamórfico

Mapa ou gráfico em que as áreas geográficas são deformadas segundo variáveis estatísticas. = CARTOGRAMA

mapa de bits

[Informática] [Informática]  Imagem formada geralmente por uma grelha rectangular de pixels ou pontos de cor. (É atribuído um valor a cada pixel, a partir de um bit de informação.)

etimologiaOrigem etimológica:italiano mappa, do latim mappa, -ae, guardanapo, toalha, pano.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:atlas, mapoteca.

Auxiliares de tradução

Traduzir "mapas" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).