Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

mal-assimilado

mal-assimiladomal-assimilado | adj.
masc. sing. part. pass. de assimilarassimilar
masc. sing. de assimiladoassimilado
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

mal-assimilado mal-assimilado


adjectivo
adjetivo

(A definição desta palavra estará disponível brevemente. Envie comentários ou sugestões para dicionario@priberam.pt)

as·si·mi·lar as·si·mi·lar

- ConjugarConjugar

(latim assimilo, -are ou assimulo, -are, simular, reproduzir, fingir, tornar semelhante, comparar)
verbo transitivo e pronominal

1. Tornar ou ficar semelhante ou similar (ex.: tentou assimilar os procedimentos; os dois casos assimilam-se muito). = ASSEMELHAR

2. Transformar ou transformar-se no próprio ou noutro organismo, na própria substância ou noutra substância (ex.: o organismo assimila os nutrientes contidos nos alimentos; os dois componentes não se assimilaram). = INCORPORAR

verbo transitivo

3. Absorver e integrar um hábito, um costume, uma técnica ou outra forma de conhecimento (ex.: depois de uns meses, já assimilara os usos da terra). = APREENDER

4. Alterar uma letra ou um som por influência de outro que está próximo (ex.: no português do Brasil, o -n- de amnistia assimilou o -m-).


as·si·mi·la·do as·si·mi·la·do


(particípio de assimilar)
adjectivo
adjetivo

1. Que se assimilou.

2. Que sofreu assimilação.

adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

3. [História]   [História]  Que ou quem, na época colonial, era originário de um território colonizado e passava a ter o estatuto jurídico da população colonizadora.

pub

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).



Qual a forma correcta: tornaremo-nos ou tornar-nos-emos?
Quando utiliza um pronome clítico (ex.: o, me, nos) com um verbo no futuro do indicativo (ex.: tornaremos), deverá sempre fazer a mesóclise, isto é, a colocação do pronome entre o radical do verbo (ex.: tornar) e a terminação que indica o tempo verbal e a pessoa gramatical (ex.: -emos). A forma correcta será, então, tornar-nos-emos e não *tornaremo-nos (o asterisco indica agramaticalidade).

A única excepção para a mesóclise será um padrão em que o pronome seja atraído para antes do verbo (ex.: não nos tornaremos; disse que nos tornaremos), mas a forma *tornaremo-nos é sempre considerada incorrecta.

Este padrão de colocação dos pronomes aplica-se às formas verbais no futuro do indicativo e também às formas do condicional ou futuro do pretérito (ex.: tornar-nos-íamos).

pub

Palavra do dia

es·ter·nu·ta·tó·ri·o es·ter·nu·ta·tó·ri·o


(latim sternuto, -are, espirrar + -tório)
adjectivo
adjetivo

1. Que provoca espirros. = ERRINO, PTÁRMICO

2. Em que há espirros (ex.: crise esternutatória; episódio esternutatório).

nome masculino

3. Medicamento que faz espirrar.

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/mal-assimilado [consultado em 05-12-2022]