Significado de lanchou-se-mos

    A forma lanchou-se-mosé [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de lancharlanchar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    lancharlanchar
    ( lan·char

    lan·char

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Comer como lanche.

    verbo intransitivo

    2. Comer o lanche.

    = SinónimoSinônimo geral: MERENDAR

    etimologiaOrigem:lanche + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "lanchou-se-mos" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    cabinado | adj.

    Que tem cabina (ex.: barco cabinado, lancha cabinada)....


    calimeira | n. f.

    Pequena lancha que acompanha o copo da armação da pesca do atum e sardinha....


    lanchada | n. f.

    Carga de uma lancha....


    lanchara | n. f.

    Antigo barco de guerra, no Oriente....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "lanchou-se-mos" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Gostaria de saber se também é correcto escrever ouro ou louro. Normalmente utilizo, tanto na escrita como na fala, o ditongo oi, ou seja, loiro ou oiro. Não sei se estou certa, mas penso que o ditongo [ow] corresponde a um sistema linguístico mais antigo, que hoje em dia já não é muito utilizado.


      Encontrei uma resposta que passo a transcrever "Na frase Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante existe uma locução (aquele grupo de jovens) que corresponde a um sujeito da oração subordinada (quando aquele grupo de jovens se encontraram perto do restaurante) com uma estrutura complexa. Nesta locução, o núcleo do sintagma é grupo, e é com este substantivo que deve concordar o verbo encontrar. Desta forma, a frase correcta seria Já passava das duas da manhã quando aquele grupo de jovens se encontrou perto do restaurante."
      Sendo que a frase em questão foi retirada do Campeonato Nacional de Língua Portuguesa, e a frase completa é "Já passava das duas quando aquele grupo de jovens se encontraram perto da discoteca, aonde o Diogo os aguardava". Segundo a vossa resposta, dever-se-ia ter escrito "(...) aquele grupo de jovens se encontrou (...)". Mas se assim for, também seria de considerar "aonde o Diogo os aguardava", pois se consideramos que o sujeito é singular, não faz sentido dizer "os aguardava", mas sim "o aguardava". No entanto, não podemos considerar que existe concordância atractiva em que "deixamos o verbo no singular quando queremos destacar o conjunto como uma unidade. Levamos o verbo ao plural para evidenciarmos os vários elementos que compõem o todo." (Gramática do Português Contemporâneo Cunha/Cintra)? Agradeço elucidação se mantêm a vossa opinião, tendo a frase completa. Já agora, na frase utiliza-se "aonde Diogo os esperava". Não deveria ser "onde"?