PT
BR
Pesquisar
Definições



interdita

A forma interditapode ser [feminino singular de interditointerdito], [feminino singular particípio passado de interdizerinterdizer], [segunda pessoa singular do imperativo de interditarinterditar] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de interditarinterditar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
interdizerinterdizer
|ê| |ê|
( in·ter·di·zer

in·ter·di·zer

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Pôr interdito a.

2. Declarar interdito a.

etimologiaOrigem etimológica:latim interdico, -ere, proibir.
interditarinterditar
( in·ter·di·tar

in·ter·di·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Tornar interdito.

2. Pronunciar interdição contra.

etimologiaOrigem etimológica:latim interdictus, -a, -um, particípio passado de interdico, -ere, proibir, interdizer + -ar.
interditointerdito
( in·ter·di·to

in·ter·di·to

)


adjectivoadjetivo

1. Proibido, inibido, impedido.

2. [Direito] [Direito] Que tem interdição.

3. [Religião católica] [Religião católica] Que não pode exercer o culto.

4. Em que se não pode oficiar.


nome masculino

5. Proibição legal.

6. Aquele que foi privado judicialmente de reger sua pessoa e bens.

7. [Religião católica] [Religião católica] Pena que inibe a celebração dos ofícios.

etimologiaOrigem etimológica:latim interdictum, -i, proibição, do latim interdictus, -a, -um, particípio passado de interdico, -ere, proibir, interdizer.

Auxiliares de tradução

Traduzir "interdita" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se deve pronunciar a palavra item: "item" ou "aitem" como tantas vezes se ouve?
O substantivo português item tem origem no advérbio latino item, com o significado "da mesma forma" ou "também" e é usado em enumerações ou listas. Em português, esta palavra pode significar "artigo" ou "uma das partes de algo". Relativamente à pronúncia da parte final da palavra, parece haver alguma oscilação entre uma pronúncia alatinada ['it3m] (em que se lê a consoante m, como em estrangeirismos como modem) e uma pronúncia de acordo com as regras gerais da terminação -em ['itãj] (em que -em se lê como uma vogal nasal, à semelhança de em ou nuvem).

Não há, no entanto, nenhum motivo para pronunciar o i inicial como [ai], pois isso não corresponde à pronúncia desta vogal em português; a pronúncia [ai]tem corresponde a uma influência da pronúncia do inglês (como em iceberg ou em ice tea), que não se justifica neste caso.

Os argumentos acima expostos podem aplicar-se a outros latinismos como idem ou ibidem.




Num trabalho escolar estou encarregado de conseguir o máximo de palavras com 15 e 19 letras, incluindo gírias. Se pudessem me ajudar eu estaria muito grato. Tentei procurar no seu site mas não consegui.
Não sendo nossa intenção substituir-nos ao esforço e empenhamento que deve implicar um trabalho de casa, segue uma breve amostra de algumas palavras com o número de letras que menciona.

A língua tem muitas mais; para encontrar outras, basta usar alguns mecanismos de derivação (por exemplo, usar adjectivos de 10 ou 14 letras seguidos do sufixo -mente para formar advérbios de modo de 15 ou 19 letras). Com um pouco de esforço e criatividade é possível aumentar a lista.

Palavras com 15 letras: cinematográfico, desaconselhável, espiritualidade, fundamentalismo, microcomputador, narcotraficante, obrigatoriedade, particularidade, telecomunicação, vulnerabilidade.

Palavras com 19 letras: antiparlamentarista, bacteriologicamente, constitucionalidade, descongestionamento, estenodatilográfico, fantasmagoricamente, galvanocauterização, impressionantemente, laringofaringíticos, misericordiosamente.