PT
BR
Pesquisar
Definições



proscrito

A forma proscritopode ser [masculino singular particípio passado de proscreverproscrever], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
proscritoproscrito
( pros·cri·to

pros·cri·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que sofreu proscrição.

2. Que foi exilado ou banido.

3. Que se proibiu ou censurou. = INTERDITO, PROIBIDO


nome masculino

4. O que foi desterrado ou banido.

etimologiaOrigem etimológica: latim proscriptus, -a, -um, particípio passado de proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, pôr à venda por editais, afixar o nome dos cidadãos postos fora da lei.
proscreverproscrever
|ê| |ê|
( pros·cre·ver

pros·cre·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Condenar sem formalidades judiciais, banir.

2. Perseguir (em tempo de guerra civil ou agitação política).

3. Riscar de uma lista, expulsar.

4. Abolir, extinguir, derribar.

5. Proibir, desterrar.

etimologiaOrigem etimológica: latim proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, confiscar.
iconeConfrontar: prescrever.
proscritoproscrito

Auxiliares de tradução

Traduzir "proscrito" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



O grau superlativo absoluto sintético de sábio é sapientíssimo? É que também existe o adjectivo sapiente, daí a minha dúvida...
O adjectivo sapientíssimo é superlativo absoluto sintético irregular de sábio e superlativo absoluto regular de sapiente. Este fenómeno acontece também noutros casos, como por exemplo em amaríssimo, superlativo de amargo e de amaro; beneficentíssimo, superlativo de benéfico e de beneficente; credibilíssimo, superlativo de crível e de credível; grandiloquentíssimo, superlativo de grandíloquo e de grandiloquente; magnificentíssimo, superlativo de magnífico e de magnificente; malevolentíssimo, superlativo de malévolo e de malevolente ou meritíssimo, superlativo de merecedor e de meritório.