PT
BR
Pesquisar
Definições



proscrita

A forma proscritapode ser [feminino singular de proscritoproscrito] ou [feminino singular particípio passado de proscreverproscrever].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
proscreverproscrever
|ê| |ê|
( pros·cre·ver

pros·cre·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Condenar sem formalidades judiciais, banir.

2. Perseguir (em tempo de guerra civil ou agitação política).

3. Riscar de uma lista, expulsar.

4. Abolir, extinguir, derribar.

5. Proibir, desterrar.

etimologiaOrigem etimológica: latim proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, confiscar.
iconeConfrontar: prescrever.
proscritoproscrito
( pros·cri·to

pros·cri·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que sofreu proscrição.

2. Que foi exilado ou banido.

3. Que se proibiu ou censurou. = INTERDITO, PROIBIDO


nome masculino

4. O que foi desterrado ou banido.

etimologiaOrigem etimológica: latim proscriptus, -a, -um, particípio passado de proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, pôr à venda por editais, afixar o nome dos cidadãos postos fora da lei.
proscritaproscrita

Auxiliares de tradução

Traduzir "proscrita" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Seguindo o raciocínio das construções andar-andante, crer-crente, ouvir-ouvinte, propor-proponente, desejo saber se a palavra exercente (de exercer) está correta. Não a encontrei no dicionário.
Apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, a palavra exercente encontra-se bem formada a partir da adjunção do sufixo -ente, que expressa as noções de “estado”, “qualidade” ou “relação”, ao verbo exercer. Se realizar uma pesquisa num motor de busca da Internet, poderá verificar que esta palavra é muito utilizada em áreas como o Direito, quer como adjectivo (ex.: empresa exercente de uma actividade) quer como substantivo (ex.: o exercente do mandato), com o significado “que ou aquele que exerce (algo)”.



Agradeço o favor de me explicarem qual a origem do termo "reguila".
O termo reguila, usado como adjectivo (ex: nunca vi menina tão reguila) ou como substantivo (ex.: a turma dos reguilas portou-se muito bem na viagem de estudo), designa um indivíduo de temperamento irrequieto, traquinas ou difícil, aplicando-se especialmente a crianças. A origem do termo não é clara, podendo tratar-se de uma forma variante de reguinga, a qual, por sua vez, pode ser uma derivação regressiva de reguingar, termo também de origem obscura.