PT
BR
Pesquisar
Definições



proscritas

A forma proscritaspode ser [feminino plural de proscritoproscrito] ou [feminino plural particípio passado de proscreverproscrever].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
proscreverproscrever
|ê| |ê|
( pros·cre·ver

pros·cre·ver

)
Conjugação:regular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Condenar sem formalidades judiciais, banir.

2. Perseguir (em tempo de guerra civil ou agitação política).

3. Riscar de uma lista, expulsar.

4. Abolir, extinguir, derribar.

5. Proibir, desterrar.

etimologiaOrigem etimológica:latim proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, confiscar.
Confrontar: prescrever.
proscritoproscrito
( pros·cri·to

pros·cri·to

)


adjectivoadjetivo

1. Que sofreu proscrição.

2. Que foi exilado ou banido.

3. Que se proibiu ou censurou. = INTERDITO, PROIBIDO


nome masculino

4. O que foi desterrado ou banido.

etimologiaOrigem etimológica:latim proscriptus, -a, -um, particípio passado de proscribo, -ere, anunciar por escrito, publicar, pôr à venda por editais, afixar o nome dos cidadãos postos fora da lei.

Auxiliares de tradução

Traduzir "proscritas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Tenho uma dúvida acerca de uma conjugação perifrástica. Para exprimir a necessidade ou obrigatoriedade de praticar uma acção utiliza-se ter que ou ter de? Ou estão ambos correctos?
Em termos semânticos, as duas construções são usadas para designar a necessidade ou obrigatoriedade (e estão registadas em dicionários, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo, na edição portuguesa do Dicionário Houaiss, do Círculo de Leitores ou no Dicionário Aurélio, da Ed. Nova Fronteira). No entanto, a construção ter que é considerada por vezes como uma construção menos indicada, talvez por ser mais recente na língua.