PT
BR
Pesquisar
Definições



inflações

A forma inflaçõesé [feminino plural de inflaçãoinflação].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
inflaçãoinflação
|flà| |flà|
( in·fla·ção

in·fla·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de inflar. = INCHAÇÃO

2. [Economia] [Economia] Desequilíbrio económico caracterizado por uma alta geral dos preços e que provém do excesso do poder de compra da massa dos consumidores (particulares, empresas, Estado) em relação à quantidade de bens e de serviços postos à sua disposição.DEFLAÇÃO, DESINFLAÇÃO

3. Carestia resultante desse desequilíbrio.

4. Aumento excessivo.

5. [Figurado] [Figurado] Vaidade; orgulho.

6. [Astronomia] [Astronomia] Período breve de grande e rápida expansão da matéria do Universo após a grande explosão inicial, na teoria do bigue-bangue.

etimologiaOrigem etimológica:latim inflatìo, -onis, inchação, tumor.

Auxiliares de tradução

Traduzir "inflações" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Qual o superlativo absoluto sintético do adjectivo maníaco?
Como é referido na resposta superlativos eruditos, o grau superlativo absoluto sintético é geralmente formado pela adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo. Em alguns casos, são necessárias as devidas adequações ortográficas para manter as características fonéticas do adjectivo no grau normal. Por analogia com outros adjectivos terminados em -aco (ex.: fraco - fraquíssimo; velhaco - velhaquíssimo), o superlativo absoluto sintético de maníaco parece ser maniaquíssimo. Os adjectivos terminados em -aco, tal como os terminados em -eco (ex.: seco - sequíssimo), formam este superlativo com adequação ortográfica para manter o som /k/ da sílaba final (é de referir que as formas consideradas irregulares advêm da existência de um superlativo latino como, por exemplo, opaco - opacíssimo). Os adjectivos terminados em -ico formam este superlativo geralmente sem manutenção do som /k/ da sílaba final (ex.: público - publicíssimo), embora, por vezes, haja manutenção desse som (ex.: simpático - simpatiquíssimo - simpaticíssimo).