PT
BR
Pesquisar
Definições



infinitivos

A forma infinitivosé [masculino plural de infinitivoinfinitivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
infinitivoinfinitivo
( in·fi·ni·ti·vo

in·fi·ni·ti·vo

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. [Gramática] [Gramática] Diz-se de ou modo verbal que corresponde a uma forma nominal do verbo, em que este se apresenta no seu sentido mais vago e geral, indicando o processo verbal, mas sem exprimir sozinho o tempo ou o momento específico (ex.: os sublinhados são exemplos de infinitivo: amar; ler; sentir; não consigo ouvir nada; pintar é relaxante).


adjectivoadjetivo

2. [Gramática] [Gramática] Relativo a esse modo verbal (ex.: forma infinitiva).

3. [Gramática] [Gramática] Que tem o verbo nesse modo (ex.: oração subordinada completiva infinitiva).


infinitivo flexionado

[Gramática] [Gramática]  O mesmo que infinitivo pessoal.

infinitivo impessoal

[Gramática] [Gramática]  Forma do modo infinitivo que não tem marcas de pessoa e número (ex.: há exemplo de infinitivo impessoal em: juramos dizer a verdade).

infinitivo não flexionado

[Gramática] [Gramática]  O mesmo que infinitivo impessoal.

infinitivo pessoal

[Gramática] [Gramática]  Forma do modo infinitivo que tem marcas de pessoa e número (ex.: há exemplo de infinitivo pessoal em: passo aí hoje para conversarmos).

etimologiaOrigem etimológica:latim infinitivus [modus].

Auxiliares de tradução

Traduzir "infinitivos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Pergunta-se: Desculpe esse lugar é livre? ou está livre? Diz-se: O exercício é correcto ou está correcto?
Nas frases apontadas, aparentemente, deverá utilizar o verbo estar, pois trata-se, em ambos os casos, de uma qualidade ou estado não definitivo (ex.: esse lugar está livre, mas estará ocupado daqui a pouco; o exercício agora está certo, mas estava errado antes da correcção).

Num contexto específico, o primeiro exemplo poderá estar correcto com o verbo ser (ex.: esse lugar é livre [= não é um lugar reservado a ninguém] e poderá ser ocupado por qualquer pessoa).