Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

infelizmente

infelizmenteinfelizmente | adv.
derivação de infelizinfeliz
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

in·fe·liz·men·te in·fe·liz·men·te


(infeliz + -mente)
advérbio

1. De modo infeliz.

2. Usa-se para indicar tristeza, desilusão ou desagrado em relação ao que se diz ou ouve. = DESGRAÇADAMENTE, LAMENTAVELMENTE, TRISTEMENTE


AntónimoAntônimo Geral: FELIZMENTE


in·fe·liz in·fe·liz


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Não feliz; desgraçado, infausto.

2. Mal sucedido.

3. Que teve mau êxito.

nome de dois géneros

4. Pessoa infeliz.

Plural: infelizes.Plural: infelizes.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "infelizmente" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

...vê a hora para derramar sua graça e sua alegria em nossos corações, mas infelizmente somos nós que mantemos

Em Blog da Sagrada Família

...barreira histórica e cultural e, sobretudo, superar a indiferença: aquela cultura da indiferença que, infelizmente , é quotidiana..

Em Blog da Sagrada Família

O que, infelizmente , as autoridades não aproveitam como exemplar factor de incentivo aos jovens para ultrapassarem...

Em A Quinta Lusitana

Infelizmente , parece-me que o preço de $499 continua a ser demasiado elevado para que...

Em www.appsdoandroid.com

...barreira histórica e cultural e, sobretudo, superar a indiferença: aquela cultura da indiferença que, infelizmente , é quotidiana..

Em Blog da Sagrada Família
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber a vossa definição da palavra antropofágico e gostaria também que me dessem um exemplo de como a palavra escatológico pode ser usada com vários sentidos.
O adjectivo antropofágico designa o que é relativo a antropofagia ou a antropófago (cujas definições poderá encontrar no Dicionário da Língua Portuguesa On-line, seguindo as hiperligações) e pode, na maioria dos contextos, ser sinónimo de canibalesco.

O adjectivo escatológico diz respeito a escatologia, mas, atendendo a que esta palavra corresponde a dois homónimos (isto é, palavras que se escrevem e lêem de maneira igual, mas que têm significados e etimologias diferentes), pode ter significados diferentes consoante os contextos. Por exemplo, humor escatológico poderá dizer respeito ao humor feito com recurso a alusões aos excrementos e necessidades fisiológicas; por outro lado, filosofia escatológica poderá dizer respeito à filosofia que trata do que pode acontecer no fim do mundo ou no fim dos tempos.




Está correto dizer macérrimo para uma pessoa muito magra?

O superlativo absoluto sintético simples dos adjectivos (aquele que exprime, através de uma só palavra, um elevado grau de determinado atributo ou qualidade) forma-se, em português, através da adjunção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: vulgaríssimo, tristíssimo, cheiíssimo).

Alguns adjectivos, porém, apresentam um superlativo alternativo, derivado do superlativo latino. É o caso de magro, que forma, além do superlativo regular magríssimo, o superlativo irregular macérrimo (do latim macerrìmus, -a, -um, superlativo de màcer “magro, debilitado”), tal como célebre (celebérrimo ou celebríssimo), pobre (paupérrimo ou pobríssimo), próspero (prospérrimo ou prosperíssimo).

Outros casos de superlativos eruditos incluem formas terminadas em -imo, como fácil (facílimo ou facilíssimo), bem como formas que derivam do latim ou que recuperam parte do radical latino, como simples (simplicíssimo ou simplíssimo), respeitável (respeitabilíssimo), ineficaz (ineficacíssimo), chão (chaníssimo).

Não há muitos superlativos eruditos, sendo fácil encontrá-los elencados em compêndios gramaticais, como na Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, pp. 258-259).

Recentemente, o sufixo -érrimo, característico de superlativos eruditos, tem sido usado, seja por desconhecimento, seja por ironia, em formações novas, inexistentes no latim, como chatérrimo (em vez de chatíssimo) ou chiquérrimo (em vez de chiquíssimo). No caso do adjectivo magro, este sufixo gerou ainda a forma magérrimo, dispensável em registos de língua cuidados.

pub

Palavra do dia

e·ril e·ril


(latim aereus, -a, -um, de cobre ou bronze + -il)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Que é feito ou coberto de cobre, bronze ou latão.

2. Da cor do bronze. = BRÔNZEO


SinónimoSinônimo Geral: ÉREO

Confrontar: heril.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/infelizmente [consultado em 27-10-2021]