PT
BR
Pesquisar
Definições



independentes

A forma independentesé [masculino e feminino plural de independenteindependente].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
independenteindependente
( in·de·pen·den·te

in·de·pen·den·te

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou o que goza de independência.

2. [Política] [Política] Que ou quem não está filiado num partido político (ex.: deputados independentes; foram eleitos vários independentes).


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

3. Que revela independência ou amor pela independência. = LIVREDEPENDENTE

4. Que tem autonomia. = AUTÓNOMODEPENDENTE, SUBORDINADO

5. Que não depende de um poder ou de uma autoridade exterior.

6. Que exerce uma profissão por conta própria (ex.: trabalhador independente).DEPENDENTE

7. Que não tem um vínculo a uma grande editora ou produtora e tem geralmente características menos comerciais (ex.: editora independente; músico independente; realizador independente).

independentesindependentes

Auxiliares de tradução

Traduzir "independentes" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Agradecia que me informassem se a palavra "desmotivante" pode ser ou não utilizada no nosso vocabulário português de Portugal?
Como poderá confirmar no Dicionário Priberam, a palavra desmotivante tem o significado "que desmotiva" e encontra-se correctamente formada (pela aposição do sufixo -ante, muito produtivo em português, ao verbo desmotivar), apesar de não estar registada na maioria dos dicionários.



Recentemente encontrei uma palavra escrita de duas maneiras diferentes, ambas referentes a um mamífero conhecido: ouriço-cacheiro e ouriço-caixeiro. Gostaria de saber se está correcto utilizar ambas as representações.
A forma correcta é ouriço-cacheiro, uma vez que esta é a designação de várias espécies de pequenos mamíferos que se enrolam quando pressentem perigo, escondendo-se sob os espinhos. A palavra é composta por justaposição do substantivo ouriço e do adjectivo cacheiro, que significa "que se esconde". A forma *ouriço-caixeiro é incorrecta, como indica o asterisco, e resulta da confusão entre as palavras parónimas (têm pronúncia e grafia semelhantes) cacheiro e caixeiro, sendo esta última um substantivo que designa geralmente uma pessoa que efectua vendas ao público ou uma pessoa que fabrica caixas ou que trabalha com elas.