PT
BR
Pesquisar
Definições



imunidades

A forma imunidadesé [feminino plural de imunidadeimunidade].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imunidadeimunidade
( i·mu·ni·da·de

i·mu·ni·da·de

)


nome feminino

1. [Direito] [Direito] Privilégio ou isenção de encargos.

2. [Direito] [Direito] Prerrogativa de que gozam algumas pessoas devido às suas funções ou ao desempenho de alguns cargos (ex.: imunidade diplomática; imunidade parlamentar).

3. [Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária] Propriedade de um organismo vivo que tem mecanismos de defesa contra determinados elementos, geralmente patogénicos, o que lhe permite, por exemplo, ficar isento de determinada doença.


imunidade de grupo

[Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária]  Forma de protecção e de controlo em relação a uma doença infecciosa que se obtém quando parte significativa de uma população fica imune, quer através de vacinação, quer através da exposição à doença.

imunidade de rebanho

[Medicina, Veterinária] [Medicina, Veterinária]  O mesmo que imunidade de grupo.

etimologiaOrigem etimológica:latim immunitas, -atis, liberdade, isenção.

Auxiliares de tradução

Traduzir "imunidades" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).