PT
BR
Pesquisar
Definições



imundo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
imundoimundo
( i·mun·do

i·mun·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que apresenta sujidade. = PORCO, SUJOASSEADO, LIMPO, MUNDO

2. Que mostra falta de limpeza ou de higiene. = PORCO, SUJOASSEADO, LIMPO, MUNDO

3. Asqueroso.

4. Obsceno.

5. Impuro.

6. Que não se deve comer.

7. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Absorto.


espírito imundo

O Demónio.

etimologiaOrigem etimológica:latim immundus, -a, -um.

imundoimundo

Auxiliares de tradução

Traduzir "imundo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



As palavras sobre as quais que tenho dúvidas são rentabilidade e rendibilidade. Eu penso que rentabilidade não existe, pois esta palavra refere-se a rendimento e não a rentimento. Ou seja, não se deveria dizer rentabilidade, mas sim rendibilidade. Sei que no vosso site, também tem a designação para a palavra rentabilidade e associam-na a rendibilidade, no entanto gostava de vos perguntar se realmente esta palavra existe, e, se existe, se sempre existiu, ou se só existe desde o novo acordo da língua portuguesa.
As palavras a que se refere estão atestadas em diversos dicionários de língua portuguesa, ainda que os puristas pelejem pela exclusão de rentabilidade em favor de rendibilidade. No entanto, parece ser indiscutível a primazia das formas rentável / rentabilidade (aquelas que alguns consideram galicismos) sobre rendível / rendibilidade (as consideradas correctas), como se pode comprovar, por exemplo, em buscas feitas em páginas da Internet escritas em Português. Certa para uns, errada para outros, a palavra rentabilidade aparece registada já em dicionários do final do século passado (cf. Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro, 1982 [1.ª e 2.ª impressões] - Id., 2.ª ed., 1986).



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.