Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

impugnara

1ª pess. sing. pret. m.-q.-perf. ind. de impugnarimpugnar
3ª pess. sing. pret. m.-q.-perf. ind. de impugnarimpugnar
Será que queria dizer impugnará?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

im·pug·nar im·pug·nar

- ConjugarConjugar

(latim impugno, -are, atacar, assaltar, combater, opor-se)
verbo transitivo

1. Pugnar contra; opor-se a (ex.: impugnar uma ideia).

2. Colocar em causa a validade ou legitimidade de algo, mediante argumentação (ex.: impugnar uma multa rodoviária; impugnar um resultado eleitoral).

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

telefonema, de que não podia "ter o dinheiro parado" – impugnara a decisão da Autoridade Tributária de liquidação adicional de imposto sobre mais-valias de uma...

Em Fora-de-jogo

O líder encarnado queixava-se de que não podia "ter o dinheiro parado" – impugnara a decisão da Autoridade Tributária de liquidação adicional de imposto sobre mais-valias de uma...

Em Blog GeraçãoBenfica

A presidente do STF, Cármen Lúcia, concedeu entrevista nesta segunda-feira para elogiar efusivamente a Lei da Ficha Limpa. A lei foi promulgada pelo ex-presidente Lula da Silva, atualmente preso em Curitiba como corrupto e lavador de dinheiro sujo. A ministra lembrou que a Lei da Ficha limpa partiu de iniciativa popular…

Em Jornalista Polibio Braga

1oNa petição de agravo interno, o recorrente impugnará especificadamente os fundamentos da decisão agravada..

Em professormadeira.com

...fecha y el texto de la pregunta, se estima que el Gobierno de España impugnará al Tribunal Constitucional la convocatoria, con lo que quedaría suspendida..

Em ULTRAPERIFERIA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O nome das disciplinas escreve-se com maiúsculas?
Apesar de usualmente as disciplinas ou áreas de estudo surgirem grafadas em maiúscula, existe grande flexibilidade na maiusculização em casos como este.

O Acordo Ortográfico de 1945, válido para a norma europeia do português, apenas previa, na sua Base XLIII, a colocação de maiúsculas “nos nomes de ciências, ramos científicos e artes, quando designam disciplinas escolares ou quadros de estudo pedagogicamente organizados: aluno de Medicina; licenciou-se em Direito [...]”.

O Formulário Ortográfico de 1943, válido para a norma brasileira do português, previa, no ponto 6.º da sua Base XVI, o uso de inicial maiúscula "nos nomes que designam artes, ciências ou disciplinas, bem como nos que sintetizam, em sentido elevado, as manifestações do engenho do saber".

O Acordo Ortográfico de 1990, válido para todas as variedades do português, estabelece a opcionalidade de letra minúscula ou maiúscula nestes casos. Com efeito, a alínea g) do ponto 1.º da Base XIX do Acordo de 1990 prevê letra inicial minúscula para "nomes que designam domínios do saber, cursos e disciplinas (opcionalmente, também com maiúscula)".




Havermos: usa-se hífen entre o r e o m ou escreve-se tudo junto?
As flexões do infinitivo pessoal ou do futuro do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) não se grafam com hífen (ex.: darmos, fazermos, partirmos, havermos).
pub

Palavra do dia

o·nus·to o·nus·to


(latim onustus, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

Que está muito cheio ou carregado (ex.: coração onusto de gratidão; pomar onusto; prosa onusta de fantasia). = REPLETO, SOBRECARREGADO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/impugnara [consultado em 17-05-2022]