PT
BR
Pesquisar
Definições



contradito

A forma contraditopode ser [masculino singular particípio passado de contradizercontradizer], [primeira pessoa singular do presente do indicativo de contraditarcontraditar] ou [adjectivoadjetivo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
contraditocontradito
( con·tra·di·to

con·tra·di·to

)


adjectivoadjetivo

1. Contraditado.

2. Impugnado.

contradizercontradizer
|ê| |ê|
( con·tra·di·zer

con·tra·di·zer

)
Conjugação:irregular.
Particípio:irregular.


verbo transitivo

1. Dizer, sustentar o contrário de.

2. Impugnar.

3. Contestar.


verbo intransitivo

4. Alegar o contrário; fazer oposição.


verbo pronominal

5. Desdizer-se; estar em oposição consigo mesmo.

etimologiaOrigem etimológica:latim contradico, -ere, replicar, objectar.
contraditarcontraditar
( con·tra·di·tar

con·tra·di·tar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Apresentar contradita a.

2. Impugnar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "contradito" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



A utilização da expressão à séria nunca foi tão utilizada. Quanto a mim esta expressão não faz qualquer sentido. Porque não utiliz am a expressão a sério?
A locução à séria segue a construção de outras tantas que são comuns na nossa língua (junção da contracção à com uma substantivação feminina de um adjectivo, formando locuções com valor adverbial): à antiga, à portuguesa, à muda, à moderna, à ligeira, à larga, à justa, à doida, etc.

Assim, a co-ocorrência de ambas as locuções pode ser pacífica, partindo do princípio que à séria se usará num contexto mais informal que a sério, que continua a ser a única das duas que se encontra dicionarizada. Bastará fazer uma pesquisa num motor de busca na internet para se aferir que à séria é comummente utilizada em textos de carácter mais informal ou cujo destinatário é um público jovem; a sério continua a ser a que apresenta mais ocorrências (num rácio de 566 para 31800!).




3ª ou 3.ª? Pergunto isto porque me lembro de uma vez ter lido que 23o significa 23 graus e 23.º vigésimo terceiro.
Nenhuma das opções pode ser considerada errada, uma vez que não há nada no Acordo Ortográfico (nem de 1945, nem de 1990) que se pronuncie sobre este facto. O texto legal do Acordo Ortográfico usa sistematicamente os numerais ordinais com ponto antes da letra que indica o género do numeral, o que pode tornar preferencial a opção 3.ª, em detrimento de , mas não torna esta segunda opção errada. É um facto que 23º será ambíguo (vinte e três graus/vigésimo terceiro) e que 23.º o desambigua, mas há mais ambiguidades na língua e não é uma ambiguidade que torna um enunciado errado.