Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

contraditório

contraditóriocontraditório | adj. | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

con·tra·di·tó·ri·o con·tra·di·tó·ri·o


(latim contradictorius, -a, -um)
adjectivo
adjetivo

1. Que implica contradição.

2. Que contradiz.

nome masculino

3. [Direito]   [Direito]  Princípio de igualdade entre as partes, permitindo que cada uma possa contestar a outra parte ou contra-argumentar.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "contraditório" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O exemplo de Tabata pode parecer contraditório , deste ponto de vista, mas a mudança para o Palmeiras teve contornos muito...

Em Fora-de-jogo

Diverso e contraditório ..

Em sound + vision

...decisão, Barroso rejeitou o argumento da defesa de que houve violação dos princípios do contraditório , da ampla defesa e do devido processo legal..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...e que não há donos de verdades absolutas, tendo as partes sempre direito ao contraditório , que está constitucionalmente plasmado na Constituição da República

Em Depois Falamos

adequados: o mais longo, o mais contraditório , o mais dispendioso, o de maior prejuízo, o de mais envolvimentos de interesses...

Em Jacarandá
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Pretendo esclarecer a seguinte dúvida: deve escrever-se ir DE ENCONTRO às necessidades dos clientes ou ir AO ENCONTRO das necessidades dos clientes.
Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex.: queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex.: não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).
Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima.




A palavra missa é na verdade uma palavra originária do latim? Gostaria de saber qual o sentido genérico dessa palavra.
O substantivo missa deriva do latim missa que corresponde à forma feminina do particípio passado do verbo mittere ‘enviar’. Esta palavra fazia parte da fórmula latina de fecho de cada missa (Ite, missa est ‘ide, está enviada [a oração ou a mensagem]’), que está na origem desta forma para designar a celebração da eucaristia.
pub

Palavra do dia

pa·ra·le·le·pi·pe·dal pa·ra·le·le·pi·pe·dal


(paralelepípedo + -al)
adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

Que é relativo a ou tem forma de paralelepípedo (ex.: módulo paralelepipedal). = PARALELEPIPÉDICO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/contradit%C3%B3rio [consultado em 16-08-2022]