PT
BR
Pesquisar
Definições



importunas

A forma importunaspode ser [feminino plural de importunoimportuno] ou [segunda pessoa singular do presente do indicativo de importunarimportunar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
importunarimportunar
( im·por·tu·nar

im·por·tu·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Incomodar, enfadar, ser molesto a.

2. Causar transtorno a.

3. Perseguir insistentemente ou com obsessão. = MOLESTAR

importunoimportuno
( im·por·tu·no

im·por·tu·no

)


adjectivoadjetivo

1. Que importuna ou incomoda. = IMPERTINENTE, INCÓMODO, INSUPORTÁVEL, MAÇADOR, MOLESTO

2. Que sucede fora do tempo próprio ou em má altura (ex.: visita importuna). = IMPRÓPRIO, INCONVENIENTE, INOPORTUNO, INTEMPESTIVOCONVENIENTE, OPORTUNO

3. Que não vem a propósito (ex.: perguntas importunas). = DESPROPOSITADO, INCONVENIENTE, INOPORTUNOOPORTUNO


nome masculino

4. Pessoa que incomoda com a sua presença (ex.: passei uns dias longe de importunos).

etimologiaOrigem etimológica:latim importunus, -a, -um, a que não se pode aportar, inabordável, inacessível, desfavorável, desagradável, desenfreado.
importunasimportunas

Auxiliares de tradução

Traduzir "importunas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Constantemente uso o dicionário on-line Priberam. Hoje tive uma dúvida a respeito da ortografia da palavra superestrutura. No dicionário Aurélio está escrito da forma anteriormente mencionada, no dicionário da Priberam está superstrutura. Gostaria então de através deste, fazer a seguinte pergunta: a ortografia e significado das palavras em Português de Portugal diferem do Português do Brasil?
Não se trata propriamente de uma variação ortográfica, pois não há, em nenhuma das duas normas, determinação ortográfica que impeça uma das duas formas. Trata-se, sim, de uma diferença entre a tradição lexicográfica portuguesa (onde a forma superstrutura é registada e a forma superestrutura mais rara - apesar de registada, por exemplo, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, ou no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora) e a tradição lexicográfica brasileira (onde a forma superestrutura é registada e a forma superstrutura quase inexistente - apesar de registada, por exemplo, no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Academia Brasileira de Letras).



Está correto dizer próximo passado ou próximo futuro? Exemplo: no sábado próximo passado estivemos em Campinas ou no domingo próximo futuro teremos uma reunião.
As locuções adjectivais próximo passado (abreviatura: p.p.) e próximo futuro (abreviatura: p.f.) usam-se habitualmente após nomes designativos de datas, indicando, respectivamente, "imediatamente anterior" (ex.: no dia 9 de Janeiro p.p. realizou-se novo encontro de associados; a criança nasceu em Maio próximo passado) e "imediatamente a seguir" (ex.: espera-se que até 29 de Novembro p.f. a empresa consiga reparar os estragos; a convenção realizar-se-á em Agosto próximo futuro). Estas locuções podem ser simplificadas num único adjectivo. Assim, próximo passado pode ser substituído pelos adjectivos passado ou último (ex.: no dia 9 de Janeiro passado realizou-se novo encontro de associados; a criança nasceu em Maio último) e próximo futuro pode ser substituído pelos adjectivos futuro ou próximo (ex.: espera-se que até 29 de Novembro futuro a empresa consiga reparar os estragos; a convenção realizar-se-á em Agosto próximo).