PT
BR
Pesquisar
Definições



humidade

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
humidadeumidade
( hu·mi·da·de

u·mi·da·de

)


nome feminino

1. Qualidade ou estado de húmido.

2. Estado de molhado ou de um pouco molhado.

3. Relento da noite.

etimologiaOrigem etimológica: húmido + -idade.
Ver também resposta à dúvida: húmido ou úmido com o novo Acordo Ortográfico?.
grafiaGrafia no Brasil:umidade.
grafiaGrafia no Brasil:umidade.
grafiaGrafia em Portugal:humidade.
grafiaGrafia em Portugal:humidade.
humidadehumidade

Auxiliares de tradução

Traduzir "humidade" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Gostava de saber a evolução etimológica da palavra opinião.
Como poderá verificar no verbete opinião do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra deriva directamente do latim opinio, -onis, através do acusativo opinionem, como a maioria das palavras derivadas do latim, com queda da consoante nasal final (opinione).
Seguiu-se, de forma regular, a queda do -e átono do singular e consequente nasalização do -o- antes da consoante nasal (opinione > opinion > opiniõ), havendo ao longo do séc. XVI a transformação de em -ão no singular e a manutenção de -ões no plural (opiniones > opiniões).