PT
BR
Pesquisar
Definições



horário

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
horáriohorário
( ho·rá·ri·o

ho·rá·ri·o

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a hora ou às horas (ex.: mudança horária). = HORAL

2. Que roda ou segue no sentido dos ponteiros do relógio (ex.: rotação horária; sentido horário). = ANTITRIGONOMÉTRICOANTI-HORÁRIO, TRIGONOMÉTRICO


nome masculino

3. Tabela das horas em que se deve fazer cada serviço.

4. [Portugal: Madeira, Informal] [Portugal: Madeira, Informal] Autocarro ou camioneta.


horário nobre

[Radiodifusão] [Radiodifusão]  Período em que o maior número de pessoas vê ou ouve um programa; período de maior audiência.

etimologiaOrigem etimológica: latim horarius, -a, -um.
horáriohorário

Auxiliares de tradução

Traduzir "horário" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Quero saber se existem variantes para as palavras "inglês" e "flocos". Fiquei sabendo que poderia ser "ingrês" a variante de "inglês". E que seria "frocos" a variante para a palavra "flocos". Vocês podem esclarecer essas palavras?
O Dicionário Priberam da Língua Portuguesa regista, de facto, as formas ingrês e froco como variantes de inglês e floco, respectivamente. No caso de ingrês, o dicionário refere que se trata de uma variante obsoleta da palavra inglês, apresentando ainda o significado, também obsoleto, de um tipo de tecido. Quanto a froco, para além de variante de floco, o Dicionário Priberam define-o ainda como “felpo de lã ou seda”.



Monitorar ou monitorizar?
Os verbos monitorar e monitorizar são formações correctas a partir do substantivo monitor, a que se junta o sufixo verbal -ar ou -izar, e têm o mesmo significado, pelo que são sinónimos. A opção por um ou por outro cabe ao utilizador; no entanto, os dicionários que seguem a norma europeia da língua portuguesa parecem preferir a forma monitorizar, pois é esta a única forma que aparece registada no Grande Dicionário Língua Portuguesa (Porto Editora, 2004) ou no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, 2001) e a edição portuguesa do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Círculo de Leitores, 2002) remete monitorar para monitorizar. Os dicionários que seguem a norma brasileira da língua portuguesa remetem geralmente monitorizar para monitorar, como é o caso da edição brasileira do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 2001) ou do Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (Positivo, 2004).