PT
BR
Pesquisar
Definições



homérico

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
homéricohomérico
( ho·mé·ri·co

ho·mé·ri·co

)


adjectivoadjetivo

1. Relativo a Homero, poeta épico da Grécia antiga (cerca do século VIII a.C.), ou à sua obra. = HOMÉREO

2. [Por extensão] [Por extensão] Que, pelas suas características extraordinárias e grandiosas, é digno de uma epopeia como as atribuídas a Homero (ex.: esforço homérico; luta homérica). = ÉPICO, HERÓICO

3. [Por extensão] [Por extensão] Que é espontâneo e estrepitoso (ex.: gargalhada homérica; riso homérico).

etimologiaOrigem etimológica:latim homericus, -a, -um, do grego homerikós, -ê, -ón.

Auxiliares de tradução

Traduzir "homérico" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Quero usar Mundo Afora como nome de uma agência de viagens e intercâmbio. Nesse caso, afora tem sentido de exclusão? Esse nome será um erro?
Não há qualquer motivo para considerar errada a designação mundo afora. A palavra afora tem o significado ‘para fora ou pelo exterior’ (ex.: atirou a roupa pela janela afora) ou ‘através de uma extensão ou duração’ (ex.: decidiu viajar pelo mundo afora; pela vida afora conheceu muitos países). Afora só terá sentido de exclusão, sendo sinónimo de excepto, quando usado como preposição (ex.: não convidou ninguém para a festa afora os familiares).