PT
BR
Pesquisar
Definições



graduadíssimo

A forma graduadíssimoé [derivação masculino singular de graduadograduado].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
graduadograduado
( gra·du·a·do

gra·du·a·do

)


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

1. Que ou quem ocupa um posto na hierarquia militar ou policial.

2. Que ou quem tem grau universitário.


adjectivoadjetivo

3. Que tem as honras do posto ou as do posto imediato sem porém receber os respectivos proventos.

4. Que tem alta importância (ex.: estavam presentes os membros graduados da instituição). = CONCEITUADO, DISTINTO, EMINENTE, ELEVADO, IMPORTANTE

5. Dividido em graus ou noutra unidade de medida (ex.: escala graduada).

etimologiaOrigem etimológica: particípio de graduar.
graduadíssimograduadíssimo

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber o significado da palavra loadeando.
A forma loadeando corresponde a uma tentativa de adaptação do inglês loading (gerúndio do verbo to load, que significa “carregar”) à flexão do gerúndio de um verbo regular do português (que seria hipoteticamente o verbo *loadear). O termo inglês loading é muito comum na gíria tecnológica, sobretudo em aplicações e produtos informáticos de língua inglesa, indicando que o programa está a ser carregado na memória antes de ser executado. A tradução de loading para carregando ou a carregar seria uma adaptação mais conforme ao português. Alguns dicionários de língua portuguesa contemporânea, como o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam já esta nova acepção de carregar.



Qual é a diferença entre as duas seguintes expressões: "Pelo presente, vimos [...]" e "Pela presente, vimos [...]"?
O adjectivo presente é uniforme, isto é, apresenta uma mesma forma para o feminino (ex.: as pessoas presentes emocionaram-se) e para o masculino (ex.: os rapazes presentes emocionaram-se).

Na acepção que significa “que está à vista”, presente precede habitualmente o nome que modifica (ex.: a presente encomenda; o presente testamento). É muito frequente encontrá-lo no discurso fazendo referência ao suporte, geralmente escrito, que veicula determinada informação (telegrama, carta, mensagem electrónica, etc.); por vezes é também possível encontrar apenas o adjectivo presente, antecedido de artigo, concordando este com o género do referente ausente (ex.: Pela presente [carta] vimos anunciar o fim dos serviços contratados; Pelo presente [comunicado] vimos esclarecer os associados).

Assim sendo, as duas expressões que refere estão correctas, desde que respeitem o género do referente que modificam.