Significado de gradeamos-vo-la

    Será que queria dizer gradeámos-vo-la?

    A forma gradeamos-vo-lapode ser [primeira pessoa plural do presente do indicativo de gradeargradear] ou [primeira pessoa plural do pretérito perfeito do indicativo de gradeargradear].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gradeargradear
    ( gra·de·ar

    gra·de·ar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo

    1. Cercar, vedar ou fechar com grade ou gradeamento.

    2. Aplanar e esterroar com a grade (a superfície da terra lavrada). = GRADAR

    3. [Veterinária] [Veterinária] Cauterizar com grade.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "gradeamos-vo-la" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    escalfeta | n. f.

    Braseira com tampa gradeada para aquecer os pés....


    galinheiro | n. m.

    Compartimento, ordinariamente gradeado, onde se guardam e criam galináceos e eventualmente outras aves....


    ripamento | n. m.

    Ato ou efeito de ripar....


    teia | n. f.

    Tecido de linho, cânhamo, algodão, etc....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "gradeamos-vo-la" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho uma dúvida na utilização dos pronomes "lhe" ou "o". Por exemplo, nesta frase, qual é a forma correta: "para Carlos não lhe perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda" ou " para Carlos não o perturbava a existência, ou mesmo a necessidade dos movimentos da vanguarda"?


      Gostaria de tirar uma dúvida relacionada com a frase que segue: em vez de ir ao cinema, deveria ir ao parque. É correto usar em vez de ou esse termo deveria ser substituído por ao invés de? Pergunto isso porque uma amiga formada em Letras com licenciatura em língua portuguesa afirmou que em vez de está errado, no entanto vejo essa expressão em livros e revistas.