PT
BR
Pesquisar
Definições



teia

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
teiateia
( tei·a

tei·a

)
Imagem

Rede feita pela aranha.


nome feminino

1. Tecido de linho, cânhamo, algodão, etc. = TRAMA

2. Rede feita pela aranha.Imagem = ARANHEIRA

3. [Figurado] [Figurado] Estrutura, organismo, fábrica.

4. Enredo, intriga.

5. Série, conjunto, sequência.

6. Cerco, círculo, liça.

7. Divisória ou gradeamento que separa parte de igreja, tribunal ou sala de outra parte em que o público é admitido.

8. [Agricultura] [Agricultura] Espécie de cotão que nasce em roda dos cachos das uvas e dos botões das árvores e que lhes é nocivo.

9. [Linguagem poética] [Linguagem poética] Facho; archote; tocha; teda.

etimologiaOrigem etimológica:latim tela, -ae.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:aranheiro, aranhol.

Auxiliares de tradução

Traduzir "teia" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas


Em um texto que estou a estudar surge a palavra "onomatúrgica", no entanto não consigo achar o seu significado nem no vosso site nem em nenhum dicionário. Gostaria de saber o seu significado.
O adjectivo onomatúrgico não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição. No entanto, o seu uso não pode ser condenado, porquanto está correctamente formado; deriva da palavra grega onomatourgós, que significa “que cria palavras ou dá nomes às coisas” e que deu também origem ao português onomaturgo (termo que, de igual modo, não se encontra averbado em nenhum dicionário de língua portuguesa). Os termos onomaturgo e onomatúrgico são sinónimos enquanto adjectivos, com o mesmo sentido do étimo grego (ex.: trabalho onomaturgo = trabalho onomatúrgico), mas onomaturgo pode ainda ser usado como substantivo, com o significado “aquele que cria palavras ou dá nomes às coisas” (ex.: para aquele filósofo, Deus é um onomaturgo).



Ainda no contexto da palavra estória, gostaria de saber se é errado usar a palavra estória quando se fala de algo que aconteceu; por exemplo: "Queria contar-te uma estória que aconteceu comigo." ou "Queres que te conte a minha estória" (aqui referindo-se ao que se tem passado com a personagem nas últimas 24 horas). Espero não estar a ser chato com esta dúvida, mas a verdade é que, embora tenha gostado da vossa resposta anterior (é sempre bom ter um pouco de cultura), não fiquei muito esclarecido sobre o seu uso corrente, e se é erróneo ou não.
Não é necessariamente errado, mas poderá ser desaconselhado (dependendo dos contextos), pois, contrariamente à palavra história, a palavra estória não é unanimemente aceite.

Como é dito na resposta estória e história (I), em contextos em que o utilizador da língua queira evitar o uso de uma palavra polémica, deverá utilizar sempre a forma história, pois em relação a esta não há qualquer controvérsia.