PT
BR
Pesquisar
Definições



glicoproteica

A forma glicoproteicaé [feminino singular de glicoproteicoglicoprotéicoglicoproteico].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
glicoproteicoglicoprotéicoglicoproteico
( gli·co·pro·tei·co

gli·co·pro·téi·co

gli·co·pro·tei·co

)


adjectivoadjetivo

[Bioquímica] [Bioquímica] Relativo a glicoproteína.

etimologiaOrigem etimológica:glico- + proteico.
grafiaGrafia no Brasil:glicoprotéico.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:glicoproteico.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: glicoprotéico.
grafiaGrafia em Portugal:glicoproteico.
glicoproteicaglicoproteica

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




À custa ou às custas?
Ambas as locuções prepositivas à custa de e às custas de são possíveis e sinónimas (ex.: Ele vive à(s) custa(s) dos pais; Subiu na vida à(s) custa(s) de muito esforço), encontrando-se atestadas em dicionários recentes de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa / Editorial Verbo, 2001) ou o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002).