Significado de geste-vo-lo

    A forma geste-vo-lopode ser [primeira pessoa e segunda pessoa plural e singular do presente infinitivo e do conjuntivo de gestargestar], [primeira pessoa e terceira pessoa plural e singular do presente e do futuro do conjuntivo e do indicativo de gestargestar] ou [terceira pessoa singular gerúndio e do imperativo de gestargestar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gestargestar
    ( ges·tar

    ges·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo transitivo e intransitivo

    1. Desenvolver em si um filho.

    verbo transitivo

    2. Dar origem a. = CRIAR

    etimologiaOrigem:latim gesto, -are, levar, trazer, transportar.

    Secção de palavras relacionadas

    Esta palavra no dicionário

    acolá | adv.

    Além (no lugar que se indica com o gesto), naquele lugar....


    requebrado | adj.

    Lascivo; lânguido; amoroso....


    Que reprova ou exprime reprovação (ex.: gesto reprovativo; olhar reprovativo)....


    expressiva | n. f.

    Expressão acompanhada de gesto....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "geste-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase que se segue, como devem ser conjugados os verbos jogar e vibrar? Fiquei observando Vítor, Rose e Flávia jogar e vibrar com o jogo. E nesta outra frase, o verbo tivera foi empregado de maneira correta? Ana melhorou, mas tivera que ficar internada em repouso pois estava doente.


      Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.

      Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia.
      Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral?

      Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences.
      Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.