PT
BR
Pesquisar
Definições



gesticulado

A forma gesticuladopode ser [masculino singular particípio passado de gesticulargesticular], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gesticuladogesticulado
( ges·ti·cu·la·do

ges·ti·cu·la·do

)


nome masculino

1. Gesticulação.


adjectivoadjetivo

2. Expresso por meio de gestos.

gesticulargesticular
( ges·ti·cu·lar

ges·ti·cu·lar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo intransitivo

1. Fazer gestos.

2. Fazer (ao falar) muitos gestos com os braços.

3. Exprimir-se por meio de gestos.


verbo transitivo

4. Exprimir por gestos.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

5. Relativo a gesto.

Auxiliares de tradução

Traduzir "gesticulado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Será que existe o plural de arroz em arrozes? Será que se emprega?
O substantivo arroz, apesar de ser mais frequentemente usado no singular, forma o plural arrozes, seguindo o paradigma regular das palavras terminadas em z (ex.: capazcapazes; felizfelizes; velozvelozes; xadrezxadrezes; avestruzavestruzes). A palavra arroz é considerada um substantivo não contável (ou substantivo massivo), isto é, um substantivo que designa um conjunto cujas várias partes não se podem enumerar ou contar (ex.: comprei tabaco; a frase comprei dois tabacos será entendida como comprei dois tipos de tabaco), ao contrário dos substantivos contáveis, que designam uma ou várias partes enumeráveis de um conjunto (ex.: comprei cigarros e fumei dois). Os substantivos não-contáveis podem, no entanto, admitir plural para designar qualificações ou quantificação de porções da entidade referente (ex.: fez vários arrozes para acompanhar o frango = fez vários tipos de arroz para acompanhar o frango).