Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

gerir

gerirgerir | v. tr. e intr.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ge·rir ge·rir

- ConjugarConjugar

verbo transitivo e intransitivo

Administrar, dirigir (negócios).

Confrontar: gerar.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "gerir" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

O Canidelo tentava gerir o resultado e defender-se dos lances ofensivos da formação matosinhense, conseguindo deixar a baliza...

Em futebol matosinhos

...empate, mas os dragões marcaram de forma curta os pontapés de baliza para poderem gerir melhor a bola e segurar o resultado..

Em futebol matosinhos

...nº 2344 de 03-12-2021, pág 16, Por António João Soares) Governar um Estado ou gerir uma instituição ou uma empresa exige sentido de responsabilidade e permanente preocupação com as...

Em Do Mirante

...nº 2344 de 03-12-2021, pág 16, Por António João Soares) Governar um Estado ou gerir uma instituição ou uma empresa exige sentido de responsabilidade e permanente preocupação com as...

Em Do miradouro

O objectivo, disse, é " gerir o fogo de uma maneira que se aumentem os benefícios que se podem retirar...

Em Gerotempo
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


O que quer dizer metrossexual?
O termo metrossexual (neologismo formado a partir de metropolitano + heterossexual) foi, ao que consta, usado pela primeira vez em 1994 pelo escritor britânico Mark Simpson, para designar um homem heterossexual, entre os 25 e os 45 anos, que vive nas grandes cidades (metrópoles), dotado de um acentuado sentido estético que se reflecte no seu aspecto físico e no seu estilo de vida, com tempo e dinheiro para gastar em roupas de marca, produtos de beleza e até cirurgia estética. O futebolista David Beckham é apontado como o metrossexual por excelência.



No vosso sítio da Internet, no dicionário on-line aparece o "S.M." em todas as pesquisas. Mas que quer dizer o S.M.? Segundo o vosso dicionário é uma abreviatura! Mas que quê? De “Sua Majestade” não me parece!
A abreviatura s. m. é redução de substantivo masculino e corresponde à classificação morfológica da palavra pesquisada (a par de muitas como s. f., substantivo feminino, ou adj., adjectivo, por exemplo).

Quando o utilizador faz uma pesquisa (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), surge como resultado um conjunto de palavras, a respectiva classificação abreviada e o início da definição. Quando o utilizador consulta o significado de uma palavra (por exemplo, https://dicionario.priberam.org/endémico), se passar com o cursor do rato por cima de qualquer a abreviatura, aparece a sua extensão, para facilitar a consulta.

Poderá ainda consultar as abreviaturas utilizadas no dicionário na secção Abreviaturas, a que pode aceder clicando no quarto separador na barra cinzenta clara ao alto da página (a seguir a Página Principal | Sobre o dicionário | Como consultar).

pub

Palavra do dia

fa·u·len·to |a-ù|fa·u·len·to |a-ù|


(faúla + -ento)
adjectivo
adjetivo

Que lança faúlas ou fagulhas. = FAGULHENTO, FAULHENTO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/gerir [consultado em 08-12-2021]