PT
BR
Pesquisar
Definições



geleiazita

A forma geleiazitaé [derivação feminino singular de geleiageléiageleia].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
geleiageléiageleia
( ge·lei·a

ge·léi·a

ge·lei·a

)


nome feminino

1. Extracto mucilaginoso de frutas ou carnes que, pelo resfriamento, adquire consistência branda e tremulante.

2. [Culinária] [Culinária] Preparado de consistência gelatinosa, que resulta da cozedura da fruta em calda de açúcar, mais líquido que a compota e com menos percentagem de fruta (ex.: geleia de marmelo).

etimologiaOrigem etimológica:francês gelée.
grafiaGrafia no Brasil:geléia.
grafiaGrafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990:geleia.
grafia Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: geléia.
grafiaGrafia em Portugal:geleia.


Dúvidas linguísticas



Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Será que me poderiam ajudar a perceber qual é o origem etimológica mais provável da palavra (apelido) Malafaia?
No Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, regista-se a hipótese de o apelido Malafaia poder estar relacionado com o topónimo Malafaia (concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa); este último, por sua vez, é de origem obscura.