Significado de gatinhar-no-lo

    A forma gatinhar-no-lopode ser [infinitivo de gatinhargatinhar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de gatinhargatinhar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de gatinhargatinhar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de gatinhargatinhar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de gatinhargatinhar].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    gatinhargatinhar
    ( ga·ti·nhar

    ga·ti·nhar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.

    verbo intransitivo

    Caminhar com as mãos e os joelhos no chão. = ENGATINHAR

    etimologiaOrigem:gatinha + -ar.

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "gatinhar-no-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    espoleta | n. f. | n. 2 g. | n. m. | adj. 2 g. n. 2 g.

    Artefacto de metal ou madeira que determina a inflamação da carga, nos projéteis ocos....


    miau | interj. n. m. | n. m.

    Voz do gato (ex.: miau, miau, fazia o gatinho para chamar mãe; ouvi um miau baixinho)....


    gata | n. f.

    Fêmea do gato....


    minete | n. m.

    Prática sexual que consiste em estimular os órgãos sexuais femininos com a boca ou com a língua....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "gatinhar-no-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase "o cão rosnou "entre dentes", escreve-se "entre dentes" ou "entredentes" ou "entre-dentes"? No dicionário da Porto Editora encontrei "entredente" a referir-se a engrenagens dentadas. De resto parece-me que a opção correcta é "entre dentes".


      A minha dúvida coloca-se na forma aceite pela língua portuguesa para a designação de "site de Internet". Tenho a breve sensação que se escreve "sítio de Internet". Encontrei também a palavra "sitio" sem o acento no primeiro "i". Por isso decidi escrever pedindo a vossa ajuda. Será "site", "sítio" ou ainda "sitio"?