PT
BR
Pesquisar
Definições



gatafunho

A forma gatafunhopode ser [primeira pessoa singular do presente do indicativo de gatafunhargatafunhar] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
gatafunhogatafunho
( ga·ta·fu·nho

ga·ta·fu·nho

)


nome masculino

Escrita ou desenho pouco claros. = GARATUJA, RABISCO

etimologiaOrigem etimológica:talvez de gato.
gatafunhargatafunhar
( ga·ta·fu·nhar

ga·ta·fu·nhar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

Fazer gatafunhos.

Auxiliares de tradução

Traduzir "gatafunho" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



USO CAPEÃO: é uma figura que se utiliza em direito, em que a pessoa solicita a propriedade de um terreno ou objecto que está na sua posse há bastante tempo mas não tem documento que prove essa posse. A palavra capeão ( ou capião ??) tem o sentido de posse.
À figura jurídica a que se refere dá-se o nome de usucapião (derivado do latim usucapionem), como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).