PT
BR
Pesquisar
Definições



galharda

A forma galhardapode ser [feminino singular de galhardogalhardo] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galhardagalharda
( ga·lhar·da

ga·lhar·da

)


nome feminino

Dança e música antiga, de compasso ternário.

etimologiaOrigem etimológica: francês gaillarde.
galhardogalhardo
( ga·lhar·do

ga·lhar·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem boa apresentação ou ar elegante; que é dotado de galhardia (ex.: jovem de galharda presença). = BEM-APESSOADO, BIZARRO, DISTINTO, ESBELTO, FORMOSO, GARBOSO, GENTIL

2. Que é generoso (ex.: oferta galharda).

3. Que denota coragem (ex.: feitos galhardos; soldado galhardo). = CORAJOSO, VALOROSO

4. Que age com disciplina e empenho (ex.: aprendiz galhardo). = APLICADO, ESFORÇADO


nome masculino

5. [Marinha] [Marinha] Castelo de proa ou popa.

6. [Militar] [Militar] Antiga arma defensiva.

7. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Diabo.

etimologiaOrigem etimológica: francês gaillard, forte, vigoroso, decidido, valente, animado, vivaz.
galhardagalharda

Anagramas



Dúvidas linguísticas



o primeiro "e" de brejeiro é aberto ou fechado?
De acordo com os dicionários de língua portuguesa que registam a transcrição fonética das palavras, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa ou o Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, o primeiro e de brejeiro lê-se [ɛ], como o e aberto de vela ou neto.

No português de Portugal é comum a elevação e centralização das vogais átonas, como por exemplo a alteração da qualidade da vogal [ɛ] para [i] em pesca > pescar ou vela > veleiro, mas há palavras que mantêm inalterada a qualidade da vogal, sendo este o caso de brejeiro, que mantém a qualidade do e da palavra brejo.




Seríssimo ou seriíssimo?
Ambas as formas seríssimo e seriíssimo podem ser consideradas correctas como superlativo absoluto sintético do adjectivo sério.

O superlativo absoluto sintético simples, isto é, o grau do adjectivo que exprime, através de uma só palavra, o elevado grau de determinado atributo, forma-se pela junção do sufixo -íssimo ao adjectivo (ex.: altíssimo).

No caso de grande número de adjectivos terminados em -eio e em -io, a forma gerada apresenta geralmente dois ii, um pertencente ao adjectivo, o outro ao sufixo (ex.: cheiíssimo, feiíssimo, maciíssimo, vadiíssimo).

Há alguns adjectivos, porém, como sério, que podem gerar duas formas de superlativo absoluto sintético: seriíssimo ou seríssimo. No entanto, como é referido por Celso Cunha e Lindley Cintra na sua Nova Gramática do Português Contemporâneo (Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998, p. 260), parece haver uma maior aceitação das formas com apenas um i: “Em lugar das formas superlativas seriíssimo, necessariíssimo e outras semelhantes, a língua actual prefere seríssimo, necessaríssimo, com um só i”. O mesmo sucede com necessário, ordinário, precário ou sumário, por exemplo.