PT
BR
Pesquisar
Definições



galhardo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
galhardogalhardo
( ga·lhar·do

ga·lhar·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem boa apresentação ou ar elegante; que é dotado de galhardia (ex.: jovem de galharda presença). = BEM-APESSOADO, BIZARRO, DISTINTO, ESBELTO, FORMOSO, GARBOSO, GENTIL

2. Que é generoso (ex.: oferta galharda).

3. Que denota coragem (ex.: feitos galhardos; soldado galhardo). = CORAJOSO, VALOROSO

4. Que age com disciplina e empenho (ex.: aprendiz galhardo). = APLICADO, ESFORÇADO


nome masculino

5. [Marinha] [Marinha] Castelo de proa ou popa.

6. [Militar] [Militar] Antiga arma defensiva.

7. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Diabo.

etimologiaOrigem etimológica:francês gaillard, forte, vigoroso, decidido, valente, animado, vivaz.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).



Podem informar-me se o verbo queixar-se pode ser utilizado sem o pronome reflexivo e em que situação isso ocorre.
O verbo queixar-se é um verbo pronominal; no entanto, o pronome se não é um pronome reflexo, mas o que é designado por “se inerente”. Esta construção é diferente da construção reflexa lavar-se, em que o sujeito é ao mesmo tempo agente e paciente da sua acção (eu lavo-me = eu sou lavado por mim), ou da construção reflexa recíproca beijar-se, em que um sujeito complexo ou colectivo é ao mesmo tempo agente e paciente da mesma acção (o casal beija-se = cada um dos elementos do casal beija e é beijado); em ambas estas construções, o pronome reflexo desempenha uma função de complemento directo. Na construção queixar-se, porém, não há uma acção do sujeito sobre si próprio (eu queixo-me = *eu sou queixado por mim; o asterisco indica agramaticalidade), e o pronome pessoal não tem valor reflexo, nem reflexo recíproco, nem impessoal, nem apassivante, mas parece fazer parte do verbo e das suas propriedades lexicais. No caso de queixar-se, nenhuma das acepções do verbo permite outra forma que não a pronominal (ex.: *ele queixou à irmã; *o doente queixava de dores de cabeça). Há ainda o caso de outros verbos que admitem quer uma construção não pronominal (ex.: esqueci o livro em casa) quer uma construção pronominal com um se inerente (ex.: esqueci-me do livro em casa).