PT
BR
Pesquisar
Definições



função

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
funçãofunção
( fun·ção

fun·ção

)


nome feminino

1. Festa; festividade.

2. Exercício peculiar a cada um dos órgãos.

3. Exercício de atribuições.

4. Trabalho.

5. Uso especial para que algo é concebido. = FUNCIONALIDADE, UTILIDADE

6. [Matemática] [Matemática] Dependência de uma quantidade, determinada pelo valor de outra principal.

7. [Brasil] [Brasil] Dança, fandango.


função clorofilina

[Biologia] [Biologia]  Síntese de matéria orgânica por plantas com clorofila e por certas bactérias, a partir de dióxido de carbono e água, com a energia absorvida da luz solar. = FOTOSSÍNTESE

função pública

Conjunto dos funcionários cujo empregador é uma instituição estatal.

função sintáctica

[Linguística] [Lingüística]   [Linguística] Relação gramatical que se estabelece entre os sintagmas de uma frase (ex.: o pronome pessoal eu desempenha a função sintáctica de sujeito).

etimologiaOrigem etimológica:latim functio, -onis, cumprimento, execução, trabalho, exercício.

Auxiliares de tradução

Traduzir "função" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Pretendo saber o significado de res extensa e ego cogitans.
Res extensa e ego cogitans (ou res cogitans) são expressões utilizadas pelo filósofo francês Descartes (1596-1650) para designar, respectivamente, a matéria ou o corpo (“coisa extensa”) e o espírito ou a mente (“eu pensante” ou “coisa pensante”).



Em qual destas frases existe um erro de sintaxe? Há negócios cujas vantagens parecem evidentes; O negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo.
As gramáticas e os dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea ou a Gramática da Língua Portuguesa (p. 664), indicam que o advérbio ou pronome relativo onde expressa unicamente valores locativos, isto é, está relacionado com a noção de lugar físico, pelo que a segunda frase que refere (o negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo) pode ser de alguma forma considerada menos correcta, já que “negócio” não é, neste contexto, um espaço físico, mas um substantivo abstracto. Nessa frase, as locuções adverbiais relativas em que ou no qual podem ser tidas como mais adequadas (o negócio em que/no qual o meu pai está envolvido dá prejuízo).

A primeira frase (há negócios cujas vantagens parecem evidentes) não apresenta qualquer tipo de agramaticalidade ou incorrecção sintáctica.